Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá “Economia Circular”

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá “Economia Circular”

19 de outubro de 2020 Off Por Redação

 

 

De 19 a 23 de outubro, a Estácio promoverá a 8ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Este momento é ideal para que todos os campi da instituição, localizados em diversos estados do país, possam promover ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Neste ano, por conta da pandemia da Covid 19, todas as iniciativas estão sendo estimuladas pelos organizadores para acontecerem por meio da internet, como palestras e debates on-line e lives. O evento será aberto a todos os alunos e também ao público externo, gratuitamente.

O objetivo da Estácio ao promover essa iniciativa é despertar o interesse de seus alunos a causas sustentáveis, seguindo sua missão Educar para Transformar. “Queremos estimular o engajamento social de nosso corpo discente, construindo uma educação cada vez mais humana e inclusiva. Um de nossos grandes desejos é formar cidadãos mais conscientes e críticos”, comenta Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.

O tema principal de 2020 será a Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”. A nova modalidade é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento com foco em benefícios para toda a nossa sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recurso finito, eliminando resíduos do sistema, fazendo uma transição para fontes de energia renovável. O modelo circular reconstrói capital econômico de maneira natural e social. A Economia Circular é baseada em três princípios: eliminar resíduos e poluição desde o início; manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais.

Serviço:

Estácio Jaraguá do Sul

Dia 21/10 – 9h30 às 10h30: Estácio Jaraguá do Sul – Palestra on-line com profissional do hospital São José de Jaraguá do Sul onde informará a importância desse processo de descarte e separação adequado do lixo hospitalar.

Dia 22/10 –9h às 16h: Estácio Jaraguá do Sul –    Atividade Acadêmica                    Será montado um stand com lixeiras com sinalização dos diferentes tipo de lixo, teremos um reciclador da cooperativa para interagir com os alunos fazendo quiz de perguntas quanto a forma correta de descarte do lixo e o local adequado.

Estácio São José

Dia 21/10 – 10h -12h: Estácio São José – palestra sobre as atividades de extensão do projeto Nômade

Dia 21/10 – 10h -12h: Estácio São José – Palestra sobre as atividades de extensão do Projeto SOS Racismo.

Dia 23/10 – 19h – 20:30: Estácio São José – Podcast           Podcast – combate ao desmatamento na mata Atlantica

Márcia Oliveira – Jornalista