banner
CIMVI

Semana do Meio Ambiente terá lançamento de Campanha de Coleta Seletiva do CIMVI

Semana do Meio Ambiente terá lançamento de Campanha de Coleta Seletiva do CIMVI 1No próximo dia 05 de junho é comemorado o dia do Meio Ambiente e, durante toda a semana, várias ações serão desenvolvidas no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Uma delas será o lançamento da Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos que acontece no dia 04 de junho, terça-feira, às 19h na sede do Consórcio. Antes do lançamento oficial dessa campanha, a noite terá a palestra ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos e implicações’, com o promotor regional Dr. Leonardo Todeschini.

A partir dos meses de julho e agosto, o CIMVI irá iniciar o sistema de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos nas cidades de Ascurra, Rio dos Cedros, Rodeio, Massaranduba e Guabiruba. Timbó, que já tem a coleta e separação realizada pelo Samae, vai somente transferir a triagem do material para o CIMVI, mantendo a coleta sob sua responsabilidade.

Para possibilitar isso, o CIMVI está realizando melhorias no seu setor de triagem, localizado no Parque Girassol, no bairro Araponguinhas. O investimento de, aproximadamente, 1 milhão e 900 mil reais está sendo aplicado na reforma do galpão e na aquisição de novos equipamentos (esteiras) para a separação dos resíduos sólidos.

Essa campanha vem de encontro ao objetivo do Parque Girassol, que é a Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos. “Esse evento representará o marco inicial de um projeto pioneiro. Vários atores através de muitos estudos e grande busca por sistemas de tratamento, tranformarão o antigo Aterro Sanitário em um Parque que não tratará mais resíduos sólidos como lixo e sim como um produto que agregará valor ao que antes era considerado um dos maiores problemas para as novas gerações” – explica Jean Grundmann, prefeito de Benedito Novo e atual presidente do CIMVI.

Jean também destaca que esse projeto vem sendo desenvolvido a muito tempo e por muitas pessoas, sendo a consolidação de um longo trabalho. “Mesmo no momento sendo eu o presidente do Consórcio, gostaria de ressaltar a importância de todos os presidentes que me antecederam, de todos prefeitos e prefeita participantes do consórcio, de todos os servidores do CIMVI e prefeituras, dos vereadores de todas as Câmaras Municipais, do órgão judiciário, em especial Juízes e Promotores que também são parte neste projeto inovador”.

Toda essa campanha terá um nome e logomarca que será estampado nos caminhões da coleta seletiva, PEV’S (Pontos de Entrega Voluntária), sacos para acondicionamento dos resíduos sólidos e material de conscientização. Esta identidade visual será apresentada no lançamento da campanha, na próxima terça-feira. Os PEV’S, Pontos de Entrega Voluntária, são ‘lixeiras’ que serão instaladas nos municípios que fazem parte da campanha. Existe o PEV Urbano (De metal) e o PEV da área rural (Com madeira tratada), sendo que os dois têm a separação do material orgânico e seco (reciclável).


Foto e Texto: Richard Ferrari
Comunicação – CIMVI

Topo