banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Semana Nacional de Museus será celebrada em maio com vasta programação em Indaial

A Fundação Indaialense de Cultura, por meio do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, preparou uma vasta programação para celebrar a 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre no mês de maio e é inspirada no tema central proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

O tema norteador 2019 para as comemorações do dia 18 de maio, celebrado como o Dia Internacional dos Museus, homenageia o poeta Paulo Leminski. Para o Icom, a poesia de Leminski propicia um diálogo criativo com o tema escolhido: Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições. Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal e estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas.

Desde os anos de 1970, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vem pensando e trabalhando os museus como núcleos ou centros culturais. Nessa perspectiva, os Museus brasileiros são convidados a desenvolverem ações culturais especiais, enfatizando também a importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos seus espaços.

Indaial preparou um programa cultural diversificado gratuito entre os dias 13 e 24 de maio, envolvendo os segmentos da literatura, atividade audiovisual, artes cênicas, artesanato e música. O Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva é administrado pela Fundação Indaialense de Cultura. Está localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 277, Centro. Fica aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O agendamento das visitas mediadas, Biblioteca Móvel e filmes deverá ser feito diretamente com o Museu pelo telefone (47) 3394 0708 ou e-mail: [email protected].

Programação:

Datas: 13, 16, 17, 20 e 23/05

Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h

Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski

Datas: 14, 15, 21, 22 e 24/05

Horário: 8h às12h e 13h30 às 17h

Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski

Horário: 14h às 17h

Atividade: Esquetes Teatrais FIC

FIC: Celebrando o Dia Internacional dos Museus

Data: 18/05

Horário: 8h às 12h

Atividades: Biblioteca Móvel no Museu; Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Feira de Artesanato; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski

Apresentações Culturais FIC

10h – Dança Livre (Professora Samanta Farias)

11h – Quinteto de Violões e Grupo Odeon (Professor Márcio Kuhn)


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by