Soluções de Consultoria respaldam empresários no enfrentamento de crises

Soluções de Consultoria respaldam empresários no enfrentamento de crises

3 de agosto de 2020 Off Por Redação

 

Donas de indústria de vestuário feminino ressaltam o quanto a Consultoria Empresarial do Sebrae foi importante no processo de mudança do MEI para o Simples e os reflexos dessa nova fase em um momento de crise econômica

Encontrar roupas femininas clássicas, atemporais, de bom caimento e bom acabamento às vezes não é tarefa assim tão fácil. Foi dessa necessidade de mercado que nasceu em fevereiro de 2018 a Tudonas, uma indústria de vestuário especializada em atender uma fatia bem específica do mercado. “A gente produz peças que ficam entre os tamanhos tradicionais e o plus size. Nosso objetivo é justamente atender a mulher que precisa de roupas versáteis tanto para o trabalho quanto para um compromisso mais formal, e que por conta de uma questão hereditária, não encontra em lojas tradicionais. Aqui no sul temos uma forte descendência europeia, que se traduz numa população feminina com porte físico maior”, explica Fabiana Mollmann, uma das proprietárias da marca.

O desafio do empreendimento não ficou apenas no desenvolvimento de um produto de qualidade para um público segmentado. No ano passado o negócio cresceu e precisou ser desenquadrado de Microempreendedor Individual (MEI) para migrar para o Simples Nacional, como Micro Empresa. E aí surgiram dúvidas. Segundo Fabiana, a insegurança maior foi em relação às questões burocráticas. “Como somos eu e minha irmã internamente organizando o negócio, deixar de ser MEI nos traria outras preocupações, como por exemplo, o aumento dos impostos. A gente tinha a crença de que indo pro Simples os tributos iriam aumentar muito, também mudaria o trâmite que exigiria a contabilidade mensal”, comentou a empresária.

Foi numa das soluções do Sebrae que elas encontraram a tranquilidade. Através da Consultoria Empresarial houve o esclarecimento das questões e a orientação de como proceder a migração sem erros. “Foi extremamente importante esse apoio pra gente entender tudo o que íamos ter que fazer, as questões do imposto, das notas. O Sebrae nos ajudou de forma genial em buscar uma contabilidade que nos auxiliasse em ajudar a crescer, não apenas nas questões corriqueiras. Ficou tudo muito claro pra gente. Entramos em 2020 como Simples, de maneira segura”, esclareceu Fabiana. E foi essa segurança que fez as empresárias apostarem no e-commerce como forma de enfrentamento da crise – agora além de atender lojistas e o consumidor final no show room físico, as empresárias apostam no comércio online.

Na Consultoria Empresarial do Sebrae, profissionais qualificados ajudam a diagnosticar a necessidade da empresa, a elaborar um plano de ação e a colocar em prática as soluções adequadas. O atendimento é realizado por empresas de consultoria que atuam no mercado e são credenciadas ao Sebrae. “Com a operação do negócio ainda mais estruturado fica fácil buscar melhores resultados no mercado, com maior lucro e competitividade. Nesse momento de crise que estamos enfrentando, uma solução como esta tem muito a contribuir com estratégias eficazes e direcionadas para cada negócio”, explicou Fernanda Rosa, especialista do Sebrae Vale do Itajaí.

O Sebrae está disponibilizando um pacote de soluções que atendem a gestão da empresa para auxiliar os pequenos negócios de todos os setores (indústria, agronegócio, comércio e serviços) no enfrentamento da crise gerada pela pandemia. Além da Consultoria Empresarial e de todo o conteúdo já disponibilizado na página sebrae.sc/coronavirus, há ainda as soluções de Consultoria visando a melhoria de processos, produtos e serviços com subsídio de 70% e o Diagnóstico Empresarial, uma solução gratuita.


Roberta Koki
Jornalista | Trevo Comunicação