banner
Blumenau

Sommelier indica vinhos para harmonizar com os pratos típicos do Natal

Peru, cordeiro, bacalhau, leitão, rabanada e panetone fazem sucesso nesta época e pedem rótulos específicos para deixar as festas ainda mais saborosas.

 

Neste período do ano, até a noite de Natal, é comum nos depararmos com uma mesa repleta de sabores e aromas para celebrar momentos mágicos junto com amigos e familiares. Entretanto, nem só de pratos típicos é feita a ceia natalina As bebidas também ganham importante espaço na celebração, ainda mais quando elas harmonizam perfeitamente com o jantar. Peru, cordeiro, bacalhau, leitão, rabanada e panetone são delícias comuns desta época. Para não errar na combinação dos pratos e bebidas na noite de Natal, é necessário pensar na harmonização, assim, um sabor não irá anular ou prejudicar o do outro. Para garantir o sucesso da ceia de Natal, anote as dicas de harmonização do sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas. Confira.

O tradicional Peru natalino

O peru é um clássico do Natal, possui carne delicada e inclinada ao doce. Por isso, o prato é ideal para ser acompanhado de tintos leves com taninos amáveis como um bom Pinot Noir. “Com aromas de frutas vermelhas, canela e baunilha, o tinto Terranoble Reserva Pinot Noir é uma ótima opção para acompanhar o prato”, destaca Lucas.

Cordeiro para inovar na ceia de Natal

O cordeiro é uma carne de sabor pronunciado, normalmente preparado com receitas ricas em ingredientes, por isso, pede tintos encorpados, de boa estrutura e de aromas intensos. Para harmonizar com o prato, o vinho tinto espanhol Arzuaga Navarro Pago Florentino 2015 é a dica do sommelier.

Bacalhau na ceia de Natal

O Bacalhau é um prato muito versátil, dependendo da receita vai bem com brancos ou tintos menos encorpados. “Se você é fã de tintos, prefira o italiano Nicodemi Le Murate Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane 2017. Para os que preferem um vinho branco, o Bodegas Lozano Marques de Toledo Verdejo 2017 possui um bom frescor na boca e toques florais”, explica Lucas.

Leitão assado na comemoração natalina

Para aqueles que não dispensam um leitão assado, o ideal é o tinto de corpo, como o tinto Kompassus 2014, fresco em acidez e com tanino, pois a carne possui maior teor de gordura.

A Rabanada e o Panetone não podem faltar na ceia

A Rabanada e o Panettone também estão constantemente presentes no cardápio natalino Para eles, os vinhos precisam ter doçura em níveis parecidos. “A rabanada pede um vinho branco, como Château Ramon 2014, doce e com aromas de frutas cítricas e pêssegos brancos”, esclarece o sommelier.

Ótimo para festas, o vinho Medici Ermete Lambrusco Bianco Dolce I Quercioli dell’Emilia IGT é versátil na mesa e combina perfeitamente com um delicioso panetone. Com agradável cremosidade na boca, ele possui aromas de frutas amarelas confitadas e tons florais”, finaliza Lucas.

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.


Presse Comunicação Empresarial

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by