
Sustentabilidade impulsiona turismo catarinense e fortalece economia local
Agosto 22, 2025
Segundo dados do EMBRATUR, o turismo na região cresceu 67,3%, se tornando um dos destinos mais procurados do Brasil
Para quem busca destinos turísticos que tenham baixos impactos ambientais, Santa Catarina é o lugar ideal. O estado tem cada vez mais chamado a atenção do público com suas praias preservadas, belas trilhas e parques naturais bem estruturados e, principalmente, sua infraestrutura focada na sustentabilidade. Isso também tem feito pousadas e atrativos turísticos se adaptarem às novas exigências.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), de janeiro a maio de 2025, Santa Catarina recebeu 511.552 turistas internacionais. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve um crescimento de 67,3%, consolidando o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil.
Tendo em vista essas estatísticas, é possível notar que o turismo internacional tem sido um grande aditivo para o estado. Com isso, a economia local é impulsionada, principalmente, pelos setores de hospedagem, gastronomia e serviços.
Hospedagens sustentáveis ganham destaque
Com essa demanda crescente por sustentabilidade sendo atendida pelas hospedagens catarinenses, o estado obteve destaque internacional ao levar seis destinos ao ranking do TOP 100 Stories da Green Destinations, valorizando as boas práticas de preservação ambiental, respeito cultural e inclusão social que são promovidas por Santa Catarina.
O papel das pousadas e atrativos turísticos
Segundo dados da Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties), 39% dos viajantes brasileiros têm optado por destinos sustentáveis em suas viagens. Essa demanda tem feito com que os destinos turísticos se adaptem a essa nova realidade, buscando obter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.
Visando se adequar às novas demandas, as pousadas e destinos turísticos têm feito investimentos pesados em práticas sustentáveis. Com o apoio de entidades como o Sebrae, pequenos empreendimentos têm tido a possibilidade de também investirem em turismo sustentável, fomentando assim a economia local.
Energia renovável como diferencial competitivo
Diante desse cenário, a energia renovável é um benefício tanto econômico, quanto social. Com essa tecnologia é possível agregar valor, enquanto reduz os custos com energia e fortalece a imagem socioambiental da marca.
Neste contexto, a atuação de uma empresa de energia solar de confiança, ocupa o papel de parceira estratégica. Com a infraestrutura oferecida, os estabelecimentos conseguem se tornar ecologicamente responsáveis e atender às demandas crescentes dos turistas por destinos deste tipo.
De olho no futuro
Em suma, o turismo catarinense tem crescido por conta da sua capacidade de se reinventar para atender as demandas dos turistas, alinhando as atrações à noção de preservação e inovação. Com isso, o estado tem apostado alto em um modelo de desenvolvimento turístico qualificado e sustentável, que seja competitivo e pronto para encarar o futuro.
Laura Paulino








