banner
Florianópolis

“Tactography”, de Gabriel Bonfim, chega ao Palácio Cruz e Sousa

A técnica exclusiva de transformar fotografias em imagens possíveis de serem percebidas por deficientes visuais chega pela primeira vez no Estado e é o tema da exposição que faz parte das comemorações dos 40 anos do Museu Histórico de Santa Catarina, com início nesta quinta-feira, 06 de junho.

 

"Tactography”, de Gabriel Bonfim, chega ao Palácio Cruz e Sousa 1Após a abertura de “M: Mulheres na Sociedade”, no MIS, na última quinta-feira, Gabriel Bonfim permanece em Florianópolis para apresentar sua segunda exposição inédita em Santa Catarina. Em “De Fotografia à TactographyTM”, o artista brasileiro radicado na Suíça revela uma arte única que desenvolveu para transformar fotos em quadros tridimensionais e táteis capazes de serem percebidos por deficientes visuais.

A mostra, já consagrada pelo público na Europa e no Brasil, no eixo Rio-SP, terá sua vernissage nesta quinta-feira, 6 de junho, no Palácio Cruz e Sousa, e segue aberta para visitação até o dia 28 de julho.

A ideia de TactographyTM surgiu quando o artista realizou uma série de retratos do tenor italiano Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul, em 2014. Como Bocelli é cego, o fotógrafo não poderia mostrar suas fotos. Foi então que Gabriel Bonfim e seu seu curador suíço, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para cegos e deficientes visuais.

Da arte de Bonfim junto a estudos de tecnologia e escolas para deficientes visuais na Suíça, surgiu a “TactographyTM, técnica que utiliza o método de impressão chamado estereolitografia para transformar as fotografias em peças 3D e táteis para os deficientes visuais. Ao pintá-las de branco, transformam-se em arte para os não deficientes. Por isso, a exposição tem sido chamada pelo universo artístico de “TactographyTM: Para os olhos, para os dedos”.

A mostra também retrata Denis Vieira, bailarino catarinense de Joinville e famoso mundialmente no mundo das artes. Ele, que iniciou seus estudos de dança na Escola do Teatro Bolshoi, em Santa Catarina, atualmente é solista no Ballet da Ópera Alemã de Berlim (Deutsche Oper Berlin). Foi por quatro anos bailarino principal no Theatro Municipal do Rio e solista da Opernhaus Ballet Zurich, uma das maiores companhias do mundo. Interpretou e foi solista de grandes ballets, entre eles, Don Quixote, O Quebra-Nozes e Giselle.
A exposição foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2016, no MIS de São Paulo. Em 10 dias, atraiu milhares de pessoas, incluindo a cantora Anitta e sua amiga Natália Santos, blogger e youtuber (#ComoAssimCega). “Gabriel tem um olhar excepcional para o ser humano e seu ambiente. Esse talento é o que o eleva de um fotógrafo de alta performance de pessoas para um Fotógrafo de Arte”, afirma o suíço Kurer, atual gerente de seu acervo.

Serviço:

Exposição: De Fotografia à TactographyTM, de Gabriel Bonfim;
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis;
Quando: de 6 de junho a 28 de julho – de segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h;
Agendamento de grupos: (48) 3665 6363;
Ingressos: R$ 5 inteira / R$ 2 meia* / gratuita via comprovação**.
Entrada gratuita aos domingos para todos. Classificação livre.

*Meia-entrada: mediante comprovação para professores; estudantes; menores de 18 anos; doadores de sangue registrados em hemocentros de SC.
**Entrada gratuita: mediante comprovação para crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias de turismo.

Os retratados da Tactography

Andrea Bocelli – O tenor nasceu em 1958, na Toscana e com seis anos, iniciou aulas de piano. Estudou direito e tornou-se advogado. No início, dedicou-se ao pop. Mais tarde, lançou álbuns clássicos, realizou concertos e conquistou sucesso internacional. Andrea Bocelli nasceu com glaucoma. Com o passar dos anos, sua visão deteriorou-se, resultando em cegueira completa. Em 2014, na ocasião de seu concerto em Istambul, Gabriel Bonfim fotografou a série de 12 imagens intitulada ”From Passion to Love“. A série mostra o cantor no palco e nos bastidores, junto de sua família. Foi o que motivou a criação da Tactography™.

Denis Vieira – Catarinense de Joinville, nasceu em 1991. Iniciou na Escola do Teatro Bolschoi em 2000. Em 2009, dançou pela Bolshoi Studio Company em Joinville. Em 2010, integrou o Ballet do Teatro Municipal no Rio de Janeiro. Em 2014, foi chamado ao Ballet da Ópera de Zurique, onde se tornou um jovem solista. Como Romeu em ”Romeu e Julieta”, Graf Wronski em ”Anna Karenina”, Albrecht em ”Giselle”, Leonce em ”Leonce e Lena” e Príncipe Siegfried no ”Lago dos Cisnes”, demonstrou talento com forte presença de palco. Em 2016, surgiu em Zurique a série de Tactography™ de 9 imagens ”From Discipline to Perfection”. Denis Vieira agora é solista no Ballet Nacional da Ópera Alemã de Berlim.

Foto: Divulgação.


Sergio Negrão
Larissa Linhares Comunicação

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by