
Telemedicina aproxima médicos e pacientes em Santa Catarina e muda a rotina do cuidado médico
Julho 25, 2025
Modelo exclusivamente on-line ou híbrido, que une consultas presenciais e virtuais, já é realidade em diversas cidades catarinenses e traz mais conforto, segurança e frequência no acompanhamento de doenças crônicas.
Muitos catarinenses vêm relatando experiências positivas e encontrando na telemedicina uma forma de realizar consultas mais rápidas, acessíveis e contínuas. A prática, que ganhou força durante a pandemia, hoje já está consolidada como parte da rotina de atendimento médico em clínicas e consultórios em todo o estado — de Itajaí a Chapecó, de Joinville a Lages.
Ao integrar tecnologia e atenção médica, o modelo híbrido, por exemplo — que alterna consultas presenciais e remotas — vem permitindo que mais pacientes mantenham seus tratamentos em dia, sem depender de longos deslocamentos ou dificuldades de agendamento para retornos clínicos.
“A telemedicina, sem dúvida, tem reforçado o acompanhamento clínico contínuo, especialmente em casos de doenças crônicas e cuidados preventivos. O modelo está se consolidando como o novo padrão de cuidado médico, com mais acessibilidade, autonomia e confiança do paciente”, explica o médico Dr. Lucas Moser, que atua em telemedicina.
Rotina médica mais próxima
Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no Brasil em 2023. O número é 172% maior que as 11 milhões de consultas remotas de 2020 até o final de 2022, ano em que essa prática foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Santa Catarina acompanha esse crescimento, onde clínicas particulares, operadoras de saúde e redes municipais já integram o atendimento remoto como parte da estratégia de cuidado contínuo.
Vale lembrar que Santa Catarina possui uma infraestrutura robusta de telemedicina que abrange todos os 295 municípios, por meio do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Idosos, pessoas com mobilidade reduzida, moradores de áreas rurais ou cidades pequenas e até trabalhadores com rotina intensa estão entre os que mais se beneficiam. Muitas vezes, a consulta de retorno ou a renovação de uma receita médica podem ser feitas com segurança e agilidade, diretamente de casa.
Para a artesã Adriana Heringer, um dos grandes diferenciais da telemedicina é poder fazer as consultas sem sair de casa ou ser atendida de qualquer lugar em que esteja. “O atendimento virtual também contribui muito para que eu mantenha com mais frequência meus cuidados com a saúde, isso porque a comunicação se torna mais fácil, consigo fazer todas as perguntas com calma e o médico ainda mantém um canal direto comigo, mesmo entre as consultas. Recomendo a todos, principalmente aos meus familiares, que têm dificuldade no deslocamento até um consultório”, declara.
Mais adesão, menos complicações
Além da praticidade e até da facilidade em agendar uma consulta mais rapidamente, o modelo também tem mostrado impacto positivo na continuidade dos tratamentos. Com maior frequência nos retornos, uso de lembretes automatizados e acesso facilitado ao histórico médico digital, os pacientes aderem mais aos planos terapêuticos.
“Além de sistemas de agendamento digital, a integração com prontuário eletrônico facilita os atendimentos e acompanhamentos, chegando a evitar internações pelo simples fato do paciente aderir mais fortemente aos tratamentos pela assiduidade às consultas e contato facilitado com o médico. Isso tem mostrado o quanto a tecnologia não só tem otimizado o tempo dos pacientes, mas também tem salvado vidas”, afirma Dr. Lucas Moser.
A auxiliar de ensino Adriana Formiga, também encontrou na facilidade um dos maiores benefícios das consultas on-line. “Nos dias corridos e sem tempo, ter um agendamento com maior agilidade e rapidez, sem dificuldade de deslocamento, é maravilhoso. Acho mais fácil ajustar a medicação conforme a necessidade e sintomas, sem ter que sair de casa para isso. O sistema de saúde está sobrecarregado no Brasil, e isso dificulta muito o atendimento básico e ainda mais as especialidades. Aconselho a todos a criarem esse hábito e a confiar nessa opção, principalmente pessoas de áreas rurais ou remotas e com dificuldade de locomoção, para que não deixem que os sintomas piorem até ir ao médico”, reforça.
Tendência consolidada no estado
A expectativa é que a telemedicina siga crescendo em Santa Catarina, não necessariamente como substituição da consulta presencial, mas também como complemento estratégico do cuidado médico. Hospitais, clínicas e start-ups da área da saúde no estado já trabalham com plataformas seguras, prontuários integrados e canais digitais de comunicação com os pacientes.
“A telemedicina está aproximando mais os pacientes dos profissionais de saúde, ao contrário do que muitos pensam, com um atendimento mais eficiente. Por ser mais rápido e fácil o acesso ao profissional, o paciente tende a confiar mais no tratamento, cumprir os objetivos propostos e ter mais sucesso. Com certeza, a tecnologia é uma grande aliada do médico no seu processo de cuidado do paciente.”, finaliza o Dr. Lucas.
Simone Hülse Feuser














