
Timbó: Câmara e comunidade debatem mudanças no Plano Diretor municipal
Novembro 14, 2025
Câmara e comunidade discutem alterações no perímetro urbano, uso, ocupação e parcelamento do solo em Timbó
Na noite desta quinta-feira, 13 de novembro, a Câmara de Vereadores de Timbó realizou Audiência Pública que discutiu três projetos de lei que tratam de alterações no perímetro urbano, uso, ocupação e parcelamento do solo no município, proposta pelo Executivo, através dos PLCs nº 26, 27 e 28/2025.
A audiência foi conduzida pelo vereador Clauder Geike, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, que conduziu a noite, acompanhado dos vereadores Jonas Weege e Thelma de Souza Lenzi.
A vereadora Thelma, relatora dos projetos na Comissão, apresentou a matéria. Participaram da Audiência respondendo às dúvidas dos vereadores e comunidade externa a Secretaria de Planejamento, Indústria, Comércio e Serviços, Nicoli Padilha Kloch, a Diretora de Planejamento e Urbanismo, Lainara de Souza, e os arquitetos Gladys Ilka Taparello, Vivian Luciane Maas Barbosa e Edilson Pereira.
Estiveram presentes também membros da comunidade e os vereadores Andrea Taíse Franz, Carlos Adriano Krüger, Djonatha Cristofolini, Joselito Küss e Rubens Borchardt. Todos tiveram a oportunidade de se manifestar, trazendo seus pontos de vista e contribuições.
Podem ser enviadas sugestões, críticas, propostas e questionamentos sobre os projetos até na segunda-feira, 17 de novembro, através do e-mail [email protected] ou presencialmente na Câmara (Rua Honorato Tonolli, s/n, Bairro das Nações).
Saiba mais sobre os projetos
A Audiência discutiu os Projetos de Lei Complementar no 26, 27 e 28/2025, que tratam do Plano Diretor de Timbó.
O PLC nº 26/2025 diz respeito a ampliação e redução do perímetro urbano do município de Timbó. Conforme o mapa, que você pode verificar clicando aqui, são duas áreas que serão reduzidas no perímetro urbano (nos bairros Vila Germer e Pomeranos); e cinco áreas onde será ampliado o perímetro urbano (nos bairros Capitais, Tiroleses, São Roque, Vila Germer e Pomeranos). Clicando aqui você confere o projeto na íntegra.
O PLC nº 27/2025 dispõe sobre o parcelamento de solo no município. Segundo o Executivo, o objetivo é adequar a legislação municipal à legislação federal em vigor. Acesse o projeto completo aqui. Nos trechos que contém NR ao fim da frase significa a nova redação da lei proposta pelo Executivo.
Já o PLC nº 28/2025 trata do uso e ocupação do solo em Timbó. O projeto prevê a alteração da Lei Complementar nº 483, de 2016. Segundo o Executivo, na exposição de motivos, o objetivo principal, entre outros aspectos, é adequar a legislação municipal às demandas atuais da comunidade. Confira aqui o texto proposto na íntegra. Nos trechos que contém NR ao fim da frase significa a nova redação proposta pelo Executivo.
Assessora: Raquel Piske/CMT
Foto: Raquel Piske/CMT























