banner
Médio Vale

Timbó – Conseg visa reduzir criminalidade nos bairros

Para que os trabalhos sejam ainda mais positivos, é fundamental a participação da comunidade

Tenente Pablo David Henden - FOTO/ BRUNA LALINE RAMOS/JMV

Tenente Pablo David Henden – FOTO/ BRUNA LALINE RAMOS/JMV

por BRUNA LALINE RAMOS/JMV

TIMBÓ – Com o objetivo de esclarecer informações a respeito do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Timbó e também de atrair ainda mais o interesse da comunidade e fazer com que mais pessoas participem do Conselho, o 1º Tenente Sub Comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar de Timbó, Pablo David Henden, concedeu uma entrevista ao Jornal do Médio Vale. Confira:

JORNA DO MÉDIO VALE (JMV): O que é o Conseg?
Tenente Pablo David Henden – O Conseg é formado por pessoas da comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar, criticar, sugerir, elogiar e acompanhar soluções para os problemas relacionados à segurança.

JMV – Quem pode participar?
Tenente  – Todos os moradores podem participar do Conseg de sua cidade, não sendo necessário que essas pessoas sejam vinculadas a associações de bairros, organizações não-governamentais e demais entidades. Basta que os participantes estejam dispostos a colaborar com o bem-estar de sua comunidade. Em Timbó, também fazem parte do Conseg um representante da Polícia Militar, do Ministério Público e também da Prefeitura.

JMV – Qual é o objetivo?
Tenente – O Conselho Comunitário de Segurança tem por objetivo fazer com a comunidade trabalhe em conjunto com autoridades do município na busca por mais segurança. Além de atividades voltadas à segurança pública, o Conseg de Timbó desenvolve trabalhos sociais, como o projeto “Conheça seu vizinho”, que conta com a participação da comunidade e, com isso, contribui para a redução da criminalidade nos bairros.

JMV – O que é o projeto “Conheça seu vizinho”?
Tenente  – O projeto “Conheça seu vizinho” já foi implantado em alguns bairros de Timbó e vem mostrando bons resultados. O objetivo é fazer com os vizinhos se conheçam e cuidem das casas uns dos outros, evitando assim arrombamentos, furtos, incêndios e outros casos de agressão ao cidadão e sua família. Inclusive, esse projeto desenvolvido na cidade de Timbó foi premiado em 2013, em Florianópolis.

JMV – São realizadas reuniões?
Tenente  – Em Timbó, são realizadas reuniões do Conseg todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, às 19h30min, na Associação Comercial e Industrial do Médio Vale Itajaí (Acimvi), no Centro Empresarial de Timbó (CET), localizado na rua Duque de Caxias, no Centro da cidade. Toda a comunidade é convidada a participar desses encontros, pois nesses momentos são debatidas questões relacionadas à segurança.

JMV – Que assuntos são debatidos?
Tenente  – Já foram abordados diversos assuntos durante as reuniões do Conseg, entre eles: a volta do 190 para Timbó, o aumento do efetivo da Polícia, reparos e melhorias na iluminação pública, sensação de insegurança causada pelos terrenos baldios, preocupação com usuários de drogas na praça central, entre outros.

JMV – Após a reunião, o que é feito?
Tenente  – Muitos assuntos discutidos em reunião estão relacionados direta ou indiretamente com a Polícia Militar, Ministério Público ou Prefeitura, justamente por isso é que cada um deles têm seu representante no Conseg, para que a solução para os problemas citados já seja apresentada ainda no encontro. Os assuntos que envolvem outros órgãos são posteriormente repassados pelo presidente do Conseg da cidade ao devido responsável.

JMV – Qual é a importância da participação da comunidade?
Tenente  – É fundamental que a comunidade participe do Conseg e seja ativa, pois esse trabalho de identificar os problemas na segurança e buscar soluções é feito pelos próprios moradores. Mesmo que a Polícia Militar, Ministério Público e Prefeitura participem do Conselho, os principais autores continuam sendo os moradores. Sem a participação da comunidade, o Conseg de Timbó será extinto.

JMV – Quem integra a diretoria do Conseg?
Tenente  – A diretoria do Conseg de Timbó e composta pelo presidente Dirceu Kellermann, vice-presidente José Gilberto Holderbaum, primeira-secretária Ana Lúcia Zemuner Grassi, segundo-secretário Sonja Stupp Gonçalves e diretor de Políticas Antidrogas Romeu Timm. Essa nova diretoria tomou posse no início de outubro deste ano.

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by