banner
Médio Vale

Timbó – Doação de sangue e sua importância para a Vida

Doe-SangueTIMBÓ – O Dia Nacional do Doador de Sangue que foi comemorado no dia 25 de novembro oportunizou á coordenação da Agência Transfusional de Sangue, instalada no Hospital e Maternidade Oase, de Timbó desenvolver uma campanha na busca de doadores de sangue, através de uma parceria com a Rádio Cultura, de Timbó. Segundo informações, as pessoas interessadas em fazer a doação podem inscrever-se através do telefone (47) 3383- 3888, deixar nome e telefone, que serão repassados a coordenadora da Agência Transfusional de Sangue, que entrará em contato agendando a dada da ida até o Hemosc de Blumenau.

Segundo coordenadora da Agência Transfusional de Sangue, a bioquímica Manuela Dalke a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização. Doar sangue é simples e seguro, não expõe o doador a qualquer risco de contaminação, todo material utilizado é descartável. O processo de doação de sangue dura aproximadamente 50 a 60 minutos. O Voluntário que chega ao Hemosc é atendido por ordem de chegada, na oportunidade é realizado um cadastro do doador e a verificação dos sinais vitais, depois o doador passa por uma entrevista e em seguida a doação propriamente dita. Depois de doar o sangue o voluntário recebe um lanche. Em cada doação é coletado aproximadamente 450 milímetro de sangue, o qual é centrifugado e separado em três partes.

Hemácias – são conhecidas como glóbulos vermelhos devido ao seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Elas também levam dióxido de carbono, produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado. As bolsas de Concentrado de Hemácias são utilizadas em pacientes com anemias severas, leucemias e hemorragias, como por exemplo em acidentados.

Plasma – é a parte líquida do sangue, de coloração amarelo-palha, composto de água (90%), proteínas e sais minerais. Através deles, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. As bolsas de Plasma são utilizadas em pacientes com sangramento ou risco de sangramento causado por deficiência de algum dos fatores de coagulação, sangramento severo por uso de anticoagulantes orais, etc.

 Plaquetas – são pequenas células que fazem parte do processo de coagulação sanguínea, agindo nos sangramentos (hemorragias). “As bolsas de Concentrado de Plaquetas são utilizadas em pacientes com plaquetopenias por falência medular, cirurgia em pacientes com plaquetopenia, plaquetopenia por destruição periférica (Câncer, Leucemias), dengue hemorrágica, etc. O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

A doação de sangue só pode ser realizada no Hemocentro de Blumenau, localizado na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova, onde é preciso apresentar documento com foto, estar alimentado, não ingerir bebida alcoólica  e/ou alimento gorduroso nas últimas 12h quer antecedem a doação. Caso o doador seja de menor, precisa estar acompanhado de responsável.

DIA DO DOADOR

A coordenadora também fala sobre o Dia do Doador de Sangue e a importância desta pessoa na vida de quem precisa de sangue. “A data foi criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária de sangue, um ato simples, de extrema solidariedade e que salva muitas vidas. Atualmente, no Brasil existem cerca de 3,5 milhões de doadores de sangue, o que corresponde a 1,9% da população do país – índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%.  Mais do que levar esperança a quem precisa, a doação de sangue é um gesto de solidariedade e pode salvar muitas vidas. Todos os dias, muitas pessoas necessitam de reposição sanguínea, por isso, você está convidado a estender a sua mão e doar um pouco do seu tempo. Ao tornar-se um doador de sangue, você ajuda a trazer de volta a felicidade e o sorriso de muitas pessoas. É muito importante que todos ajudem e colaborem com essa corrente, pois os Hemocentros precisam ter sempre sangue no estoque. Então, faça seu gesto de solidariedade, compareça ao Hemocentro mais próximo e faça sua doação. Doe sangue, torne isso um hábito, seja um doador. Entregue-se a esta causa e compartilhe sua alegria de viver”.

Imprensa – Instituto Vida de Assistência á Saúde

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by