banner
Timbó

Timbó – EEF Clara Donner celebra os 123 anos da escola no próximo domingo

Timbó - EEF Clara Donner celebra os 123 anos da escola no próximo domingo 1O clima de celebração dos 150 anos de Timbó, neste ano, também inspirou a temática da IV Festa da Família da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, do bairro Dona Clara. No próximo domingo, 9 de junho, o educandário estará aberto à comunidade, das 9 às 15 horas, com várias atrações, para festejar os 123 anos da escola, reconhecendo a importância da determinação e articulação política que a jovem Clara Donner, em seu tempo, teve no município.

Durante a festa os visitantes poderão se divertir com as apresentações históricas, que serão trazidas pelos estudantes, e musicais, com as apresentações do Grupo Os Cinquentões, grupos folclóricos e instrutores de zumba. Na parte gastronômica a festa conta com o tradicional churrasco, pasteis, sorvetes, café com bolo e para alegrar a criançada terá brinquedos infláveis e um touro mecânico para desafiar os mais corajosos.

A direção da escola reforça o convite a toda comunidade timboense para que prestigiem junto à comunidade de Dona Clara a importância desse momento histórico. “Resgatar a história da escola, através de um dia especial em família, é um dos objetivos da nossa festa, além da parte recreativa do evento, essa ação busca levar para toda a comunidade a importância do papel da senhora Clara Donner e o quanto ela foi ousada, corajosa e a frente do seu tempo, sem dúvida. Relembrar essa trajetória, fortalece a identidade da nossa escola”, enfatiza a diretora, Ana Caroline Cristofolini.

Empoderamento feminino

Sem dúvida a palavra que define Clara Donner, em sua época, seria empoderamento. A segunda esposa de Frederico Donner, fundador do município, foi de grande importância para o progresso da região tendo atuante vida política e social em Timbó. Sua determinação e conhecimentos múltiplos trouxeram a ela reconhecimento junto à sociedade. Era muito procurada por seu conhecimento em ervas medicinais, por sua intercessão algumas escolas foram fundadas na região e também foi por sua iniciativa, e contatos políticos, a construção da ponte sobre o Rio dos Cedros, no Centro da Cidade (ao lado do Lojão Astral). O bairro Dona Clara foi um dos primeiros a surgir no município, diante disso, Clara Donner fundou a escola em 1896, sendo mantida com recursos de famílias de maior poder aquisitivo.

EEF Clara Donner

A Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, está situada a sete quilômetros do Centro de Timbó e próxima ao Museu da Música (Salão Hammermeister), faz parte da rede estadual de ensino e atende, atualmente, 203 alunos de 1º ao 9º ano.

 

Programação:

9 às 13h30 – Tradicional bazar de roupas (roupas usadas e novas com leves defeitos)
10h – Apresentações culturais das séries iniciais – Apresentação de Zumba com músicas alemãs
11 às 13h30 – Churrasco
13h30 – Festival Folclórico da Cultura Ítalo-Germânica
14h – Apresentação do Grupo Os Cinquentões e Grupo de Dança Alpino Germânico de Pomerode
15h – Bingo de encerramento

 

Contato com a Direção:
Fone da escola – 3394-5845
Diretora Ana Caroline Cristofolini – 99206-8116


Paula Leitão

Topo