
Timbó está sediando a final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
Dezembro 16, 2025
A cidade catarinense de Timbó (SC) está sediando a grande final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. Mais de 120 enxadristas de todas as regiões do país estão competindo desde o último domingo (14) no salão de eventos do Timbó Park Hotel.
O campeonato vai até o dia 21 e vai premiar os melhores de 2025 com R$ 42 mil e mais de três vagas na seleção olímpica de 2026 que vai aos jogos no Uzbequistão. O evento em Timbó reúne os principais Grandes Mestres do país: GM Luis Paulo Supi, GM Renato Quintiliano, GM Darcy Lima, GM Everaldo Matsuura e o atual campeão brasileiro, GM Alexandr Fier.
A lista de participantes também inclui Mestres Internacionais como Diego Rafael Di Berardino, Nathan Filgueiras e Roberto Molina. Organizador do torneio, o presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Marlon Rahn, falou sobre a expectativa do campeonato.
“A expectativa é muito boa, valendo três vagas para as Olimpíadas do Uzbequistão e queremos proporcionar um bom ambiente de jogo para os atletas desenvolverem da melhor forma o seu xadrez”, disse Marlon. O campeonato vai ser disputado no sistema suíço clássico, com 11 rodadas e terá Kaiser Luiz Mafra como árbitro principal.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, a final do Brasileiro Absoluto representa o mais alto nível do xadrez nacional. “Reunir atletas de todas as regiões, em uma competição técnica, de alto nível, estruturada e com impacto direto no ciclo olímpico, reforça o compromisso da CBX com a valorização dos jogadores e o fortalecimento do xadrez brasileiro”, revelou.
Jornalista – DRT/RN – 0629


























