Timbó – Museu da Música recebe workshop e concerto noturno com Ricardo Pauletti

Timbó – Museu da Música recebe workshop e concerto noturno com Ricardo Pauletti

Maio 20, 2022 Não Por Redação

 

 

No domingo, dia 29 de maio, o Museu da Música promove duas atividades com o violinista e compositor Ricardo Pauletti. A primeira delas é um workshop gratuito sobre o violão brasileiro, a partir das 15h.

Workshop

O workshop irá trabalhar as características elementares da linguagem do Violão Brasileiro, como a mistura de elementos do violão clássico com a música popular brasileira, a relação do violão solo com o violão de acompanhamento e irá apresentar alguns dos principais gêneros que integram o repertório desse universo, como o Choro, o Samba, a Bossa Nova e o Baião.

Ele faz parte da contrapartida do projeto Ritual das Cordas e é destinado a músicos, professores e alunos de violão. A proposta é ser um workshop interativo, onde, preferencialmente os alunos devem levar os instrumentos para praticar coletivamente.

Os interessados em participar podem se inscrever de forma antecipada no link: https://forms.gle/bzpCpuRbNsEfQ5F17 ou ainda se inscrever na hora.

Concerto Noturno

Já na noite do dia 29, a partir das 19h, o violinista e compositor Ricardo Pauletti apresenta o concerto Ritural das Cordas, também de forma gratuita.

O projeto Ritual das Cordas é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2021.

Sobre Ricardo Pauletti

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e posteriormente passou a se dedicar ao choro e ao violão de sete cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito.

Tem em sua discografia Variações Brasileiras, Choro de Faia, Ricardo Pauletti Trio, Palavra da Canção, Ritual das Cordas e 10 Peças de Estudo para Violão Brasileiro. Com o Álbum Choro de Faia recebeu o prêmio Melhores da Música Brasileira de 2014, na categoria Melhores Instrumentistas, e foi finalista do Prêmio da Música Catarinense 2015.
Em paralelo a carreira artística, desenvolve também carreira acadêmica atuando como professor de Violão, Arranjo, Prática de Choro e Prática de Conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí desde 2009, onde também é Coordenador Pedagógico.


Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Divulgação