Timbó: Projeto inovador na saúde de adolescentes foca em prevenção e autocuidado

Timbó: Projeto inovador na saúde de adolescentes foca em prevenção e autocuidado

Novembro 27, 2025 0 Por Redação

 

 

Pela primeira vez a cidade de Timbó recebe o projeto Prevenção à Saúde dos Adolescentes, que tem como objetivo promover ações intensivas de conscientização e cuidado com a saúde física e emocional dos jovens. A iniciativa é financiada pelo Fundo Municipal de Atendimento da Criança e do Adolescente de Timbó (FIA), por meio do Chamamento Público nº 01/2025 e realizada pela Asssociação Olakunde.

O projeto tem como propósito central fortalecer a autoproteção, o autocuidado e a capacidade preventiva dos adolescentes, contribuindo para a construção de ambientes escolares seguros, acolhedores e saudáveis, onde cada estudante possa crescer com dignidade, respeito e proteção.

As aulas tiveram início no mês passado (outubro) na EEB Ruy Barbosa, beneficiando 500 estudantes do ensino médio. O programa oferece oficinas educativas com os seguintes temas:

  • Adolescência em Foco: corpo, puberdade, ISTs e higiene pessoal;
  • Cuidando do Corpo e da Vida: prevenção, vacinas e contracepção.

O projeto está alinhado ao Direito à Vida e à Saúde, previsto no item (a) do chamamento público, e integra um ciclo de aprendizagem que complementa o trabalho desenvolvido anteriormente no projeto Prevenção ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A iniciativa já foi aplicada nas cidades de Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux, Apiúna, Indaial, Blumenau e Gaspar, alcançando milhares de estudantes. Em quatro anos de execução, os dados coletados revelam uma média de 10 revelações espontâneas por escola e cerca de 15% dos alunos sinalizando ter vivenciado situações de abuso sexual, reforçando a importância de abordagens contínuas de prevenção.

O projeto nasceu a partir de um convite do município de Ibirama, durante a campanha Maio Laranja, e desde então tem se consolidado como uma ferramenta transformadora de conscientização, promovendo diálogo, informação e proteção entre adolescentes, educadores e famílias.

Foto: divulgação

SHIRLEI FABIANA SILVA
Dir. Associação Olakunde