banner
Doutor Pedrinho

Turismo, ecologia e aventura – Cachoeira Paulista, em Doutor Pedrinho, terá tirolesa de 250 metros

Cachoeira-Paulista-tera-tirolesaDOUTOR PEDRINHO – O município de Doutor Pedrinho terá mais um atrativo aos turistas a partir de julho, isso porque uma tirolesa está sendo construída na cascata Alto Capivari, popularmente conhecida como “Cachoeira Paulista”. De acordo com o técnico responsável pelo projeto, Sandro Marcos da Silva do Projeto Aventura Tirolesas do Brasil, a inauguração será realizada dia 30 de julho das 9 as 18 horas e se estenderá até domingo.

O projeto, segundo ele, vem sendo estudo há muitos anos por Ademir Tonolli, empresário e proprietário do terreno onde está localizada a cachoeira Paulista, mas a ideia começou a sair do papel em maio deste ano. Ao ser questionado sobre o investimento, Sandro explica que essa é uma obra particular, com recursos do próprio empresário e de parceiros como a Casa de Festas Pepoleta de Jack Tonolli.

“A tirolesa terá como ponto de chegada o topo da cachoeira, na parte de trás. A linha de descida terá um visual espetacular, passando exatamente por cima da cachoeira Paulista”, conta. Ainda segundo Sandro, o projeto não trará nenhum tipo de impacto ambiental ou desmatamento de trilhas, como aconteceu em muitas outras tirolesas no Brasil. “Nosso lema é a preservação total do meio ambiente”, explica um dos maiores construtores de tirolesa do Brasil que tem em seu Curriculum a tirolesa K 2.000 em Rodeio e muitas outras e mais de 25 anos de trabalho.

O brinquedo radical terá pouco mais de 250 metros, com vista privilegiada, pois são poucas as tirolesas no país que passam sobre uma cachoeira. Ao ser questionado sobre a velocidade média, Sandro diz que ficará entre 35 e 60 quilômetros por hora, dependendo das condições do vento e do peso da pessoa, pois quanto mais peso tiver, mais rápida será a descida. Além disso, se o cliente optar por descer com o traje de voo Speed Fly do Projeto Aventura Tirolesas do Brasil, a descida pode chegar a 100 quilômetros por hora, com uma frenagem auxiliadas por paraquedas.

Rapel

Além da tirolesa, também será investido em rapel. “A cachoeira Paulista já é muito conhecida por praticantes de rapel. Agora, nosso objetivo é organizar essa prática de forma segura e profissional, pois se trata de uma área particular e nós precisamos preservar o local e a segurança de todos que o frequentam, com seguro obrigatório para as atividades, instrutores devidamente reconhecidos e com curriculum reconhecido”, afirma Sandro.

Também será verificado se os equipamentos são devidamente certificados e se os praticantes são capacitados para essa atividade. Sendo assim, nesse primeiro momento, a cachoeira Paulista terá como dois atrativos radicais a tirolesa e a prática do rapel.

Infraestrutura

Atualmente, o terreno onde está localizada an cachoeira Paulista, apesar de ser particular, é aberto para visitação gratuita. Moradores de Doutor Pedrinho e região, além de turistas vindos de outros estados, curtem a cascata para se refrescar no verão, pois é possível banhar-se nas águas geladas da cachoeira. Além disso, o local sempre recebeu muitos praticantes de rapel.

Agora, com esse novo atrativo turístico radical, o número de visitantes deve ser ainda maior em todas as estações do ano, e não apenas nos dias de calor. Por isso, investimentos na estrutura também devem ser feitos nos próximos meses.

Segundo Sandro, o local conta atualmente com um banheiro público, mas para o evento de inauguração a cachoeira Paulista estará ainda mais preparada para receber os turistas aventureiros, contando com banheiros químicos, amplo estacionamento e uma barraca para lanches rápidos. As demais melhorias e investimentos vão ser feitos no decorrer do ano, conforme a procura e necessidade.

Inauguração

A inauguração da tirolesa na cachoeira Paulista será dia 30 de julho, das 9h às 18h, e se estenderá até domingo, sendo que todos estão convidados a participar. Durante esses dias também terá prática de rapel feita por profissionais do Projeto Aventura Tirolesas do Brasil.

Segundo Sandro, a entrada no local sempre foi gratuita e, por enquanto, vai continuar assim. A tirolesa será operada sempre nos fins de semana, em feriados e com grupos agendados.

Serão cobradas apenas as atividades de esportes radicais, como tirolesa e o rapel. O valor da descida da tirolesa no dia da inauguração será R$ 30,00 por pessoa e R$ 50,00 para descidas com o traje Speed Fly. Já o rapel custará 50,00 além do voo panorâmico de helicóptero que poderá ser feito pelo valor de 100,00. Todas estas atividades com seguro obrigatório e todos os equipamentos de primeira linha.

“Nosso objetivo é proporcionar um lugar para lazer e diversão a todos que já conhecem a cachoeira Paulista, como também aos novos visitantes. Queremos unir esportes de aventura, lazer, turismo e ecologia”, diz Ademir Tonolli.

Para quem ainda não conhece ou não sabe como chegar no local, a cachoeira Paulista está localizada há 15 quilômetros do Centro de Doutor Pedrinho, na margem direita da rodovia municipal DPE 465, que liga as localidades de Capivari à Alto Capivari. Seguindo por esse caminho você terá acesso à parte superior da cascata.

De Camboriú: 122 km
De Florianópolis 202 km
De Blumenau – 60 km
De Indaial – 39 km
De Joinville – 131 km
De Curitiba – 234 km

Quem desejar obter mais informações sobre o projeto pode ligar para o técnico Sandro, pelo telefone (47) 9221-4009, vivo e watzap.

Curta nossas páginas nas redes sociais!!

www.facebook.com/sanddropqd
www.facebook.com/Tirolesa-da-Paulista-190876291309969
www.facebook.com/Projetoaventuratirolesas

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by