banner
Médio Vale

Últimos dias para prestigiar a exposição sobre Autismo em Blumenau

Cerca de cinco mil pessoas passaram pela exposição no Neumarkt Shopping. A Mostra segue agora para Criciúma e, em seguida, para Joinville

foto_000c (credito rodrigo sambaqui)Desde o concorrido lançamento no Neumarkt Shopping, dia 12 de maio, a mostra Autismo em Foco tem comovido o público de Blumenau. Formada por 25 grandes painéis retratando crianças autistas praticando modalidades do esporte e da arte, a exposição levanta o debate sobre inclusão e superação de limites.

Autismo tem tratamento e quanto mais cedo o transtorno é diagnosticado, maiores as possibilidades de desenvolvimento com qualidade de vida. Na exposição estão retratadas crianças pegando onda, tocando instrumentos, fazendo ginástica olímpica, entre outras atividades.

Cada uma das imagens revela o longo caminho percorrido pelas crianças, com apoio dos seus pais e monitores, para realizar aquelas tarefas. “Numa imagem, o resumo de um universo inteiro”, disse a pediatra Maria Fernanda Martignago no dia do lançamento em Blumenau. Maria auxilia no tratamento de duas das crianças participantes da exposição. Estima-se em 70 milhões o número de autistas no mundo.

Intitulada Autismo em Foco Além do que os olhos podem ver, e coordenada pelo Polo Uniasselvi Florianópolis, instituição de ensino que reúne cerca de 3.500 alunos, e pela Agência Larissa Linhares Comunicação, a exposição tem como objetivo sensibilizar a sociedade e valorizar experiências exitosas de inclusão.

“Eu já disse isso algumas vezes, mas não me canso de repetir a melhor maneira de se combater o preconceito é investindo em conhecimento”, afirma Bernardo Knabben, diretor do Polo Florianópolis. “Nosso objetivo foi alcançado: promovemos o debate e estimulamos a conscientização sobre a causa autista. Todas as expectativas foram superadas”, comemora.  Bernardo é casado com Fernanda Marins, articuladora do projeto em Blumenau. O casal tem um filho autista que foi fotografado e está na exposição.

Adriana Fuchter, Caio Cezar, Fernando Willadino, Hermes Bezerra e Rodrigo Sambaqui são os fotógrafos – todos eles premiados – que assinam a Mostra. Eles participaram de forma voluntária. “É uma honra participar deste projeto porque a causa é nobre e estas crianças, os pais e os professores merecem essa visibilidade e essa valorização”, diz Adriana.

Parcerias e sessões de cinema – Sem fins lucrativos, concebido e desenvolvido inteiramente por voluntários, o projeto contou com o apoio de algumas empresas Multicor, Pódium Formaturas, Molduras Brilhante, Decanter, Koerich Imóveis, Surf Azul, Autonomia Atividades Aquáticas, Superar Equitação Terapêutica e Grupo Almeida Junior, por meio dos shoppings Norte e Neumarkt.

Um making off produzido durante os ensaios fotográficos está disponibilizado gratuitamente na internet e foi exibido durante o lançamento. httpsgoo.glFmYjS

Além da exposição e desse making off, faz parte do projeto a realização de sessões de cinema especialmente para crianças autistas. Foram concorridas as sessões em Florianópolis e Blumenau. A expectativa é que isso se repita em Criciúma e Joinville.

 

 


Marcella Bottaro
Jornalista

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by