Agosto Laranja – Um pouco mais de luz sobre a pessoa com deficiência

Agosto Laranja – Um pouco mais de luz sobre a pessoa com deficiência

11 de agosto de 2020 Off Por Redação

O Agosto Laranja, mês de ações de conscientização sobre a Pessoa com Deficiência, foi lembrado pela Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, com uma atividade voltada aos educadores que atuam com pessoas com deficiência nas escolas públicas estaduais. Na última quinta-feira, 06, por meio do setor de Gestão Escolar da CRE foi organizada uma aula, por videoconferência, com o professor Anderson Rodrigo Floriano, especialista em Educação Inclusiva e coordenador de Educação Especial de Jaraguá do Sul.

Com um público significativo de 133 profissionais da educação da rede estadual, entre gestores, assistentes técnicos pedagógicos, segundos professores e professores do atendimento educacional especializado, o evento envolveu muitas emoções para os presentes e dicas práticas para quem lida com essas crianças.

Inicialmente, a Coordenadora de Educação Especial da CRE de Timbó, Daiana Fiamoncini Klemz, trouxe um detalhamento a respeito dos objetivos da educação especial, conforme as diretrizes contidas na política do Núcleo de Educação Especial.

Em seguida, o professor Anderson, foi trazendo aos educadores a ideia de um trabalho voltado para o cotidiano dos alunos; ligado a atividades funcionais as quais propiciem a autonomia dessas crianças para a vida diária e seu futuro. O palestrante ainda lembrou das características principais das deficiências, transtornos e/ou condições de cada aluno e o modo como temos que entendê-los para planejar os seus estudos.

Para a coordenação do evento, “uma tarde grandiosa de muito conhecimento e troca de experiências, que certamente será repetida, para que os profissionais da educação sejam, também, atores motivacionais que ajudarão a construir a individualidade, autonomia e permitir a inclusão dessas crianças em nossa sociedade, com igualdade de condições”.


Paula Leitão