VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DE RODEIO? Bairro Rodeio 32

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DE RODEIO? Bairro Rodeio 32

Abril 15, 2024 Não Por Redação

 

 

O município de Rodeio tem diversos bairros que, apesar da colonização da cidade ser majoritariamente italiana, mantém sua própria história e, em alguns casos, o registro da presença de outras etnias.

Serão postadas matérias individuais sobre as localidades do município contando sobre cada um dos bairros que constituem a nossa Bella Città.

O bairro Rodeio 32 recebe seu nome devido ao fato de sua Capela (dedicada a São João Batista) ter sido construída no lote de número 32. No entanto, por muito tempo os fiéis deste bairro se dirigiram para a capela São Vírgilio (Rodeio 50) para participarem das celebrações e receberem os santíssimos sacramentos. Tendo isto em vista, fica mais fácil entender o motivo do nome da Associação Atlética San Vigili, encontrado na localidade de Rio Belo, é uma demonstração do carinho que os moradores do bairro também tinham pelo padroeiro do Trentino.

Além do Rio Belo, existe uma localidade chamada Abissínia, onde há uma procissão feita em honra à Nossa Senhora Aparecida. O nome desta localidade é uma espécie de chacota à Itália, que perdeu o território da Etiópia durante a Segunda Guerra, país que também era chamado de Abissínia.

No início do século XX havia uma escola italiana nesta comunidade que se inspirava no modelo escolar italiano, onde o patriotismo era um elemento fundamental. Este modelo de escola ia na contramão das escolas paroquiais de Rodeio, organizadas pelos frades franciscanos e voltados aos interesses dos cidadãos tiroleses/trentinos (austríacos) e cristãos.

No esporte, o bairro Rodeio 32 tinha o Cometa E.C., que tinha uma rivalidade significativa com o clube do Torino (Rodeio 50), não só por questões clubistas, mas também devido à proximidade entre os dois bairros.

Algumas das famílias mais tradicionais desta localidade são: Stolf, Beber, Gadotti e Campregher.

A matéria foi desenvolvida com auxílio da pesquisa realizada pelo Historiador Rodeense Gabriel Dalmolin.

Ficou curioso para saber mais? Comente sobre qual comunidade deve ser a próxima matéria!