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Santa Catarina

Vendas do dia dos pais crescem apenas 1,68%

Indefinição política e econômica, inflação e cautela do consumidor determinaram o pior desempenho dos últimos anos

A indefinição política e econômica e a inflação derrubaram as vendas do Dia dos Pais no varejo. Na semana que antecedeu a data, as consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), que apontam o volume de vendas a prazo, cresceram 1,68% em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice ficou bem abaixo dos 4% projetados pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC). As vendas na data já vinham caindo nos últimos anos. Em 2010, foi de 7,5%; no ano seguinte, 5,4%; em 2012, 4,23%; e este ano, 1,68%.

“O Dia dos Pais tem menos apelo que outras datas, como o Dia das Mães e dos Namorados. Acreditamos que, nesta época de indefinições, o consumidor tenha deixado para gastar um pouco mais no Dia das Crianças e Natal”, avaliou o empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC.

As estatísticas da FCDL mostram que, neste ano, a Páscoa teve crescimento de 2,84%. Dia das Mães (4,35%) e dos Namorados (4,44%) também tiveram desempenho melhor que a homenagem aos pais.

Nas próximas semanas, a FCDL deve receber os dados de uma pesquisa que vai apontar o volume global de vendas – que inclui também os pagamentos à vista e no cartão de crédito.

Para o dirigente lojista, a situação política e econômica brasileira tem levado o consumidor a adotar uma posição de maior cautela, o que também implicou uma queda de 4,99% no volume de vendas em julho com relação ao mesmo período de 2012. Com este resultado, o período janeiro-julho 2013 registrou queda de 1,17% no volume de vendas na comparação com os sete primeiros meses do ano passado.

A inadimplência voltou a subir em julho e atingiu 2,76%. Esta foi a segunda elevação consecutiva do índice. O percentual – que havia caído de 3,64% para 2,41% em maio – já tinha crescido para 2,48% em junho.

 

Marcelo de Oliveira Santos
PalavraCom – Assessoria de Imprensa FCDL SC

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