banner
Santa Catarina

Vendas nos supermercados de SC mantém ritmo de oscilações

Pesquisa da Acats revela aumento de 0,17% entre janeiro e outubro de 2016

Outubro alcançou pelo segundo mês consecutivo um resultado positivo nas vendas (Foto: Divulgação)

Outubro alcançou pelo segundo mês consecutivo um resultado positivo nas vendas (Foto: Divulgação)

O desempenho de vendas do setor supermercadista catarinense manteve no mês de outubro a sua tendência de apresentar oscilações.

O resultado foi positivo pelo segundo mês consecutivo, com +4,74% em outubro em comparação com setembro. No comparativo com o mesmo período do ano passado, houve recuo de 3,41%.

No decorrer do ano, o mesmo vem acontecendo com o acumulado, que tem agora +0,17% de janeiro a outubro.

Participam da pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, ressalta que o ano de 2016 mantém sua característica principal de alternar resultados positivos e negativos como reflexo da atual conjuntura.

“Estamos atravessando um ano atípico, com instabilidade política e a crise econômica influenciada por três fatores principais: a alta da inflação, retração da atividade produtiva e crescimento do desemprego”, afirma Lopes.

De acordo com o dirigente, a reversão deste quadro pode acontecer em 2017 a partir de uma nova combinação de fatores, como a recuperação da confiança empresarial, leve aumento da produção industrial e do volume de vendas do varejo e a tendência de baixa no nível de desemprego.

Um dos aspectos fundamentais, para ele, é o retorno da taxa de inflação ao centro da meta, para que os consumidores deixem de perder o poder de compra.

Final de ano

A perspectiva do final de ano é otimista, de acordo com empresários do setor. A pesquisa sobre intenção de compras de produtos típicos da época de festas realizada pela Acats indicou que 71% das empresas compraram ou estão comprando mais produtos do que no mesmo período de 2015.

Para 14% dos entrevistados, a preparação de final de ano terá o mesmo volume de 2015 e só 7% indicaram que comprarão a menos.  8% não responderam.


Fonte: noticenter.com.br

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by