Vereador Farm Elton Possamai participa de reunião com a Secretaria de Saúde do Estado na busca pela implantação do projeto Farmácia Solidária em Indaial

Vereador Farm Elton Possamai participa de reunião com a Secretaria de Saúde do Estado na busca pela implantação do projeto Farmácia Solidária em Indaial

Maio 8, 2024 Não Por Redação

 

 

Na tarde desta segunda-feira, dia 6 de maio, o vereador Farm Elton Possamai juntamente com a Presidente da AREFI Vale Clair Nascimento, integrantes da UNESC, e da ANFIBRO participou de uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado e a Secretária Carmem Zanotto.

O objetivo foi a busca por ações relacionadas a fibromialgia, uma síndrome reumatológica que não tem cura e cada vez mais cresce o número de diagnósticos. A síndrome provoca dores pelo corpo impossibilitando as pessoas de realizarem suas atividades. É de difícil identificação e afeta várias partes do corpo.

Durante a reunião foram apresentadas as necessidades de implantação de tratamentos e também da criação da Farmácia Solidária, um projeto que apresenta resultados muito positivos na cidade de Criciúma. Trata-se da oportunidade de pessoas doarem medicamentos que não são mais utilizados em casa para que possam ser remanejados à comunidade, gratuitamente.

O vereador Farm Elton, que já está há 3 anos auxiliando a equipe, irá apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal de Indaial para que a proposta possa se tornar realidade na cidade “É uma maneira de reutilização dos medicamentos que são bons e acabam sendo descartados até de forma incorreta, muitas vezes, e de ajudar quem precisa. O objetivo é que esse projeto tenha uma equipe responsável para a triagem, a organização e a liberação dos medicamentos. Em Blumenau ele teve inicio recentemente. Acreditamos que seria muito importante poder implantar em Indaial”, explica Elton.

Agora o projeto segue para a tramitação na Câmara Municipal.

AREFI

Em novembro de 2023, surge a AREFI VALE – Associação dos Fibromiálgicos das cidades do Vale. O objetivo é a conscientização sobre a síndrome e a busca por tratamentos e direitos que possam amenizar dores e identificar os pacientes. Em Indaial o trabalho já apresentou inúmeros resultados positivos como a carteirinha de prioridade, carteirinha de estacionamento, uso do cordão girassol, medicações disponíveis pelo SUS e tratamentos com as terapias integrativas.

Para saber mais sobre a AREFI siga-os no instagram e facebook @arefivale

 

Foto: divulgação
Karina Beatrice Frainer