Vereadores de Indaial Farm. Elton Possamai e Márcio Selhorts realizam live neste domingo com o tema terapias integrativas

Vereadores de Indaial Farm. Elton Possamai e Márcio Selhorts realizam live neste domingo com o tema terapias integrativas

17 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

Neste domingo, dia 20 de junho, a partir das 17h, os vereadores de Indaial Farm. Elton Possamai e Márcio Selhorts irão realizar uma live para abordar o tema “terapias integrativas”. O objetivo é trazer mais conhecimento e conscientização sobre a utilização das terapias integrativas no Sistema Único de Saúde – SUS.  A live faz parte do Programa “Saúde na Pandemia” criado pelos vereadores para trabalhar diversas práticas de exercícios físicos, alimentação e terapias para manter a saúde e o bem-estar em tempos de pandemia.

A live contará com a participação da psicóloga Kelly Molinari e demais convidadas que irão relatar as experiências da aplicação das terapias em diversas áreas. Kelly também trará dados e pesquisas sobre o tema.

“Em minha experiência prática na clínica pode-se observar um exponencial florescer dos pacientes ao incluir as práticas integrativas e complementares nos processos psicoterapêuticos. Essas práticas consideram o sujeito como um ser integral, permitindo que possamos trabalhar todos os aspectos que o constituem físico, mental, social e energético”, relatou Kelly.

O vereador Farm. Elton Possamai apresentou ao executivo um indicação para a utilização das terapias nas Unidades de Saúde de Indaial, visto que atualmente elas são utilizadas pelas equipes no CRAS.

“Existem inúmeras pesquisas, dados e relatos dos benefícios da utilização das terapias integrativas para auxiliar nos tratamentos do Sistema Único de Saúde. Por isso acredito que essa expansão da aplicação em nossa cidade seria importante. São utilizadas em muitas cidades e vem apresentando bons resultados”, disse Elton.

Terapias Integrativas

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

O Brasil é referência na utilização dessas práticas no sistema de saúde. Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população entre elas reiki, acupuntura, constelação familiar, dança circular, aromaterapia e outras.

Serviço:

Live do Programa “Saúde na Pandemia – Práticas Integrativas”
Dia 20 de junho, domingo, a partir das 17h

Transmissão através do instagram.com/programasaudenapandemia