Vereadores timboenses reúnem para a 21ª Sessão Ordinária de 2020

Vereadores timboenses reúnem para a 21ª Sessão Ordinária de 2020

21 de julho de 2020 Off Por Redação

Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timbó realizada nesta terça, 21, os vereadores timboenses votaram na Ordem do Dia o Projeto de Lei  0030/2020, para reorganização de recursos orçamentários da Administração Direta e Indireta, também a Moção 0003/2020 que indica a colocação de um redutor de velocidade na SC 477 nas imediações da rua terena e ainda três Pedidos de Informação dos edis.

Durante os pronunciamentos pessoais, o Vereador Guilherme Voigt Junior iniciou se pronunciando a respeito de suas Indicações 166 e 167, que solicita medidas de segurança ou vigilância e orientação por meio de placas indicativas para cuidados e limpeza nos locais. Ambas com o objetivo de coibir depredações e ainda contar com a conscientização das pessoas que frequentam os cemitérios a manterem a ordem nas estruturas municipais. Também trouxe a público sua opinião sobre as decisões da gestão municipal diante o novo decreto de restrições, que torna a fechar igrejas, academias e restringir quantidade de pessoas em supermercados, com objetivo de diminuir os riscos de contágio do Covid-19.

Em seguida, o Vereador Fabrício Dalcastagné falou sobre a Rua Escócia que está sofrendo com buracos por conta de problemas de erosão em sua base, problema que já vem de muito tempo no local, reclamação frequente dos moradores, especialmente, porque no local existe um Núcleo de Educação infantil e o movimento é intenso. Também abordou a respeito da Unimed estar deixando a cidade, encerrando todos os atendimentos ambulatoriais que ainda realizava. Pediu alguma atitude do Poder Executivo para evitar que isso aconteça, considerando ainda, que a Unimed tem nos servidores municipais um de seus maiores contingentes de clientes. Encerrou lamentando as perdas de timboenses na última semana, na luta contra o coronavírus. Demonstrou sua solidariedade às famílias, às pessoas que estão internadas e também aos desempregados em função da pandemia.

O Vereador Rubens Borchardt iniciou sua fala agradecendo a emenda do Senador Esperidião Amin, que destinou R$ 400 mil para o Hospital Oase, para ações de enfrentamento à pandemia. Destacou que protocolou Pedido de Providencia 175/2020, sobre instalação de placa de trânsito indicando “rua sem saída” na entrada da Tifa Krieser (TBO 456), Localidade da Mulde, que se fez nulo, pois a situação já foi cumprida pelo Departamento Municipal de Trânsito de Timbó (Demutran), na segunda-feira, 20. Também deu destaque à fala do Vereador Guilherme quanto aos cuidados com os cemitérios.  Reforçou a questão do cemitério de Araponguinhas que por muito tempo foi solicitado obra no muro que caiu sobre as lápides e agora está sendo feito, agradecendo ao executivo por isso.

Usando da tribuna o Vereador Martinho de Souza Filho lembrou de pedido seu de melhoria no Beco Vogel, discurso já de dois anos solicitando melhorias na sinalização e ainda aguarda resolução do executivo. Falou sobre sua Indicação 165/2020, a qual acompanha sugestão ao Poder Executivo de criação de Projeto de Lei para regulamentação dos serviços de motoboy e motofretes em Timbó. Por ser de interesse local espera contar com a sensibilidade da Gestão Municipal, pois, defende a regulamentação desse segmento para que os trabalhadores do setor obtenham amparo em sua atividade. Finalizou apontando a questão do decreto vigente frente à pandemia pois o vereador é porta voz da comunidade, é cobrado e deve dar retorno a ela e enfatizou que o município deve considerar as suas realidades e tomar as atitudes pensando nele e não na região.

O Vereador Carlos Adriano Krüger iniciou parabenizando o trabalho da Celesc que o informou que somente essa semana conseguiu finalizar as ações de conserto e melhorias de todos os danos causados pelo ciclone na rede elétrica estadual. Citou a ponte do Cedrinho, que está devidamente impedida para o tráfego de carros, mas, para pedestres ou ciclistas ainda é possível cruzar e, assim, fez apelo aos usuários que tomem cuidados no local. Finalizou trazendo a questão do covid, enfatizando que é uma questão de todos e que as atitudes devem ser medidas de acordo com a realidade local.  Estendeu apelo à comunidade para se atentar aos cuidados individuais de enfrentamento à contaminação e desejou que os novos leitos possam ser instalados o quanto antes no Hospital Oase, e estendeu reverências aos Hospital e sua equipe que estão dando o máximo que podem nesta crise.

Para finalizar as inscrições de pronunciamentos pessoais o Vereador Haroldo Fiebes iniciou apresentando fotos e vídeos de faixas elevadas do município, destacando que é favorável ao redutor de velocidade, mas, que devem seguir mais as orientações e regulamentações do Contran pois parece que algumas demonstram divergências. Também apresentou imagens da rua Escócia, demonstrando os problemas que a erosão da base tem trazido ao local, com buracos profundos na via. Concluiu demonstrando imagens da Rua Turquia, no bairro Imigrantes, que ainda conta com acúmulo de materiais decorrentes de chuva há mais de 40 dias. No entanto, elogiou a movimentação do Executivo em já estar mexendo no muro para conter o barranco que se faz presente no início da referida via. Ainda destacou sobre outra Indicações protocolizadas por ele.

MATÉRIAS APRESENTADAS / PROTOCOLIZADAS

Ofício n° 0447/2020/REGOV/BL – de autoria da Caixa Econômica Blumenau – Comunicação de Liberação de Recursos

Of. GAB 167/2020 – de autoria do Poder Executivo – Timbó/SC – Portarias, Decretos e Leis

MOÇÃO Nº 0003/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Moção de Apelo Instalação de redutor de velocidade na Rodovia SC 477, nas imediações da confluência com a rua Terena, Bairro Araponguinhas.

OFÍCIO Nº 071/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Convite para secretário comparecerem à reunião de comissão permanente.

OFÍCIO Nº 072/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Aprovação de Decreto Legislativo (contas)

OFÍCIO Nº 073/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Proposições aprovadas em Sessão Ordinária

OFÍCIO Nº 074/2020 de autoria do Poder Legislativo – Projetos de Lei aprovados na Sessão Ordinária do dia 14/07/2020

OFÍCIO Nº 075/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Aprovação de  Moção de Apelo

OFÍCIO Nº 076/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Projeto de Lei aprovados na Sessão Ordinária do dia 07/07/2020

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0078/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger –   Reparos na pavimentação da Rua Maranhão, Bairro dos Estados.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0079/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt –    Recursos da antiga Secretaria de Agricultura

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0080/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Informações sobre Emendas Parlamentares.

INDICAÇÃO nº 0165/2020 – de autoria do Vereador Martinho de Souza Filho – Encaminhamento de Projeto de Lei regulando a atividade dos motoboys e motofretistas em Timbó.

INDICAÇÃO nº 0166/2020 – de autoria do Vereador Guilherme Voigt Junior – Adoção de medidas de segurança nos cemitérios municipais.

INDICAÇÃO nº 0167/2020 – de autoria do Vereador Guilherme Voigt Junior – Instalação de placas com informações educativas de forma a orientar a comunidade a auxiliar na manutenção e limpeza nas dependências dos cemitérios municipais.

INDICAÇÃO nº 0168/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Pavimentação da Rua Piçarras, Bairro Quintino.

INDICAÇÃO nº 0169/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Construção de banheiros públicos na Praça Frederico Donner, Centro.

INDICAÇÃO nº 0170/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – instalação de placas de sinalização nas imediações da Escola FILEO, localizada na Rua Áustria, Bairro das Nações.

INDICAÇÃO nº 0171/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Implantação da rede de águas pluviais (tubulação em toda extensão da rua), na rua Dona Clara, no bairro Dona Clara.

INDICAÇÃO nº 0172/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Pavimentação da Rua Oscar Janke, Bairro dos Estados.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0173/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Instalação de faixa elevada de pedestres na rua Nereu Ramos, Bairro Imigrantes, na altura dos números 764, 614.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0174/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Instalação de lixeiras na Rua Benjamin Constant, Bairro Imigrantes.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0175/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Instalação placa de trânsito indicando “rua sem saída” na entrada da Tifa Krieser (TBO 456), Localidade da Mulde.

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0030/2020 – de autoria do Poder Executivo – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2020, da Administração Direta e Indireta.

MOÇÃO Nº 0003/2020 de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Moção de Apelo Instalação de redutor de velocidade na Rodovia SC 477, nas imediações da confluência com a rua Terena, Bairro Araponguinhas.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0078/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Reparos na pavimentação da Rua Maranhão, Bairro dos Estados.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0079/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Recursos da antiga Secretaria de Agricultura

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0080/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Informações sobre Emendas Parlamentares.

 


Paula Leitão
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Timbó

Sessão Ordinária de 21 de julho de 2020 – Câmara de Timbó1

Sessão Ordinária de 21 de julho de 2020 – Câmara Municipal de Timbó

Publicado por Portal Timbó Net em Terça-feira, 21 de julho de 2020