Condições financeiras especiais e ações de formação e informação: Viacredi atua no apoio aos empreendedores neste momento de incerteza

Condições financeiras especiais e ações de formação e informação: Viacredi atua no apoio aos empreendedores neste momento de incerteza

9 de abril de 2020 Off Por Redação

As primeiras ações divulgadas pela cooperativa são negociação de juros para financiamentos e movimentos para levar informação para assegurar a continuidade dos negócios

Ainda não é possível estimar o impacto econômico das ações de prevenção ao Covid-19. E a Viacredi, maior cooperativa de crédito do país, priorizou desde o primeiro momento a vida das pessoas. Com colaboradores trabalhando nas unidades com o atendimento reduzido, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e colaboradores das áreas administrativas em home office, a Cooperativa também buscou o fortalecer o atendimento online e agora o foco é em soluções que contribuam para a retomada dos negócios de cooperados para que enfrentem essa crise.

No que diz respeito a soluções financeiras, a primeira ação divulgada pela Viacredi é uma redução ainda maior dos juros e aumento dos prazos de carência para financiamentos e refinanciamentos. Foram criadas linhas específicas para fomento regional, microcrédito, capital de giro e crédito social com uma dinâmica mais ágil e menos burocrática.

Ainda sobre a concessão de crédito, a Viacredi criou uma linha especial vinculada às cotas, com taxas e prazos diferenciados. Para este caso, o valor da cota de capital é usada como garantia – possibilitando taxas bem inferiores as demais linhas.

Outra ação da cooperativa foi a prorrogação de dívidas: as parcelas de março, abril, maio e junho das operações de crédito podem ser alteradas para o fim do contrato.

Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, destaca que as ações da cooperativa para impulsionar a retomada da economia estão sendo pensadas para manter a saúde financeira do cooperado e do negócio. “Cada cooperado é único e tem uma realidade. Vamos aplicar e criar, junto com ele, uma estratégia para o seu negócio. Como sempre foi, a cooperativa vai fortalecer e confiar na sua comunidade”, comenta.

Conhecimento para tomada de decisão 
Muito mais do que renegociação e crédito que possibilitem a retomada operacional dos negócios, a Viacredi está trabalhando para fornecer apoio e subsídios para que os empreendedores tomem decisões estratégicas neste momento. Por isso, três frentes de compartilhamento de conhecimento foram tomadas.

Na plataforma de compartilhamento de conhecimento das cooperativas do Sistema Ailos, o Progrid (www.progrid.coop.br), uma aba especial foi criada com cinco cursos voltados a superação dos desafios da crise deflagrada pelo coronavírus: inovação, mídias sociais, e-commerce, estratégia e um guia prático de como reduzir os impactos da crise no pequeno negócio. São 19 horas de conteúdo gratuito para apoiar a tomada de decisão.

Outra iniciativa é em parceria com a Acib e o Blusoft, é a #vaiprodigital. No site www.vaiprodigital.com.br, uma programação de webinars está sendo divulgada, bem como uma rede de parceiros está oferecendo descontos em serviços e ações para que o negócio continue e migre – pelo menos neste momento – para o digital.

Já o movimento #juntosnessa tem como objetivo oferecer informação e tirar dúvidas sobre questões ligadas a finanças, tributos e pessoas. Todos os dias, lives no Instagram www.instagram.com/juntos.nessa falam em tempo real com empreendedores sobre essas temáticas.

Sobre a Viacredi

Constituída em 1951 por um grupo de funcionários da Companhia Hering, de Blumenau (SC), a Viacredi é uma cooperativa de crédito integrante do Sistema Ailos. A instituição atua em 20 cidades catarinenses: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, Schroeder e Timbó. Desde 2019 também está em São José dos Pinhais, no Paraná. Atualmente possui mais de 540 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores.


Marina Melz