banner
Internet

WhatsApp como aliado na agilidade do atendimento dos pequenos negócios

Sala do Empreendedor de Chapecó oferece oficina gratuita sobre o aplicativo

 

Mensagens personalizadas com envio programado são um dos diferenciais

Mensagem de saudação, aviso de ausência ou ocupado, textos rápidos que agilizam o retorno, etiquetas para identificação dos clientes e organização do atendimento são algumas das facilidades oferecidas pelo WhatsApp Business. Para auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs) a utilizarem esse aplicativo para incrementarem seu negócio foi realizado, nesta semana, oficina gratuita promovida pela Sala do Empreendedor de Chapecó. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC Veridiane Endres explicou as funcionalidades do WhatsApp aliadas as estratégias de um marketing inteligente para aproximar clientes e empresas. “Essa aplicativo foi criado para conectar pessoas ao redor do mundo, compartilhar informações vitais, a se reaproximar de pessoas ou familiares distantes e ainda a buscar oportunidades de negócios, seja por mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e chamadas”, explicou.

Veridiane apresentou a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business, sendo que o primeiro é utilizado para relacionamento pessoal e o segundo foi desenvolvido para atender as necessidades das pequenas empresas. “A versão voltada aos negócios facilita a interação com os clientes fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens. Assim, é possível personalizar mensagem de saudação que é enviada automaticamente quando o cliente entra em contato pela primeira vez, ou ainda a mensagem de ausência ou de ocupado com texto personalizado. Além disso, é possível programar para que determinados contatos não recebam essas mensagens, como os familiares”, destacou.  Também é possível ter as duas versões do aplicativo no mesmo celular um para uso pessoal e outro para negócios, porém é necessário ter números diferentes e o aparelho comportar dois chips.

O aposentando empreendedor, Pedro Darold, de 56 anos, é artista plástico desde da década de 80 e resolveu se dedicar ao artesanato efetivamente neste ano. Para divulgar seu trabalho e otimizar a utilização das ferramentas participou das oficinas de WhatsApp e de Instagram. “Mesmo com pouco tempo de aplicação observo resultados, principalmente na melhoria da qualidade do conteúdo que gero aos meus seguidores e das vantagens na agilidade e instantaneidade que essas mídias proporcionam”, destacou.

Atualmente, o WhatsApp é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 180 países, sendo que a Índia e o Brasil têm o maior número de usuários.

Sala do Empreendedor de Chapecó

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Marcio Ernani Sander, ressaltou que o foco do atendimento da Sala do Empreendedor vai desde a constituição de empresas, formalização do negócio, até emissão de alvarás, certidões e guias diversas, declaração anual de MEIs, auxílio para emissão de notas fiscais do Imposto sobre Serviço (ISS), além de dúvidas e realização de capacitações e consultorias.  “Essa iniciativa tem atingido sua finalidade, que é incentivar o desenvolvimento econômico e social”, comenta Sander.

 

MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by