banner
Pomerode

Zoológico promove conscientização sobre o atropelamento de animais em Pomerode (SC)

Ações do Dia Nacional de Urubuzar acontecem até domingo (17) no Zoo Pomerode. Atividades com o intuito de alertar os visitantes sobre o cuidado com a biodiversidade do país nas estradas fazem parte da programação

Com o verão e as férias se aproximando, as rodovias do Brasil ficam cada vez mais movimentadas. Seja uma viagem durante a noite ou de dia, a atenção no trânsito deve ser constante. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), no Brasil são atropelados 15 animais selvagens por segundo, chegando a 475 milhões anualmente. Para evitar índices como este o Zoo Pomerode, está promovendo até domingo (17) as ações do Dia Nacional de Urubuzar.

Durante esse período, zoológicos e outras instituições de conservação da biodiversidade do país se mobilizam para conscientizar os visitantes sobre o cuidado nas estradas. No Zoo Pomerode, uma das ações realizadas é uma blitz educativa, na qual foram espalhadas oito placas de trânsito ao longo de um trajeto, com o objetivo de conscientizar os “motoristas” sobre a possibilidade da travessia de um animal na pista.

Aplicativo 
Para ajudar a monitorar esta situação, um programa chamado Sistema Urubu foi lançado em 2014. Nos cinco anos de funcionamento o aplicativo já reuniu mais de 25 mil pessoas e acumula 100 mil registros de atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras. No dia 15 de novembro deste ano será lançada uma segunda plataforma denominada U-Safe com mais funcionalidades para garantir a segurança viária.

Priscila Weber Maciel, bióloga do Zoo Pomerode, comenta que um dos principais fatores para os atropelamentos é a perda de habitat desses animais. “O homem está invadindo cada vez mais o espaço que antes pertencia a vida selvagem. Por isso, eles acabam se arriscando ao cruzar as pistas em busca de abrigo e de alimento. Cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, tatu, tamanduá-bandeira e capivara são as principais vítimas”, diz.

O Zoo Pomerode é aberto diariamente, inclusive nos feriados e finais de semana. Entre o dia 1º de novembro de 2019 e 31 de março de 2020 funciona das 8h às 19h, na Rua Hermann Weege, 180, Centro.

Sobre o Zoo Pomerode
Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes.

A história do espaço começou há 87 anos, em 1932. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC).


Olga Helena

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by