Alunos de medicina já monitoraram mais de quatro mil pacientes com Covid-19

Alunos de medicina já monitoraram mais de quatro mil pacientes com Covid-19

9 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

Sob supervisão de professores, 65 estudantes atuam no serviço oferecido a partir da parceria entre Prefeitura e faculdade

 

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e o Idomed – Estácio vai completar três meses e no período já possibilitou o monitoramento de 4.174 pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. O acompanhamento é feito por um grupo formado por 65 alunos do curso de medicina que atuam sob a supervisão de professores e fazem contato telefônico periódico com os pacientes.

A professora do curso de Medicina do Idomed – Estácio e supervisora dos alunos envolvidos no projeto, Rosana Mara da Silva, diz que a experiência tem sido engrandecedora. “Nossos alunos têm aprendido bastante não só sobre Medicina, mas também sobre empatia e sobre a importância da proximidade e de dar atenção às pessoas”.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus criada pela Prefeitura faz contato a cada 24 horas ou 48 horas com os pacientes para verificar a situação em que eles se encontram e para agendar o teste de Covid-19.  Os dados apurados em cada atendimento abastecem o sistema municipal de controle de saúde e auxiliam no acompanhamento e na tomada de decisões para a gestão da pandemia. Os estudantes reforçam uma equipe que conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e 18 médicos. O serviço funciona todos os dias da semana das 7h às 18h, pelo 0800-643-8089.

 

 

Márcia Oliveira – Jornalista