Alunos de medicina terão workshop sobre uso de respirador

Alunos de medicina terão workshop sobre uso de respirador

2 de outubro de 2020 Off Por Redação

 

 

Equipamento fabricado em Jaraguá do Sul foi desenvolvido com apoio de professor

 

Os alunos do curso de medicina da Estácio de Jaraguá do Sul participam na próxima segunda-feira, 5, de um Workshop voltado para o ensino de técnicas de intubação orotraqueal e programação de ventilação mecânica. Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para alunos da 6ª fase do curso e as outras 25 para os demais. Para as atividades presenciais, os participantes serão divididos em grupos pequenos para garantir o distanciamento.

O workshop será ministrado pelo professor Dr. Thales Baggio, cirurgião cardíaco nos Hospitais Jaraguá e São José, ambos localizados no município de Jaraguá do Sul, e que atuou no desenvolvimento do Respirador BOLD T20, fabricado na cidade.

A professora da Estácio Jaraguá do Sul, Fernanda Alquini, explica que o equipamento foi desenvolvido para o atendimento a pacientes com Covid-19. “Nossa intenção é apresentar a técnica de intubação, tema de muitas discussões nesse período de pandemia, e também incentivar o aluno a empreender, investir em pesquisa e extensão, mostrar o sucesso do projeto pioneiro desenvolvido em Jaraguá do Sul. O respirador que será usado no Workshop foi uma doação da empresa Bold para que a Estácio pudesse oferecer aos alunos a experiência real da manipulação deste tipo de equipamento”.

O evento terá início às 13h30 na unidade da Estácio em Jaraguá do Sul. A programação inclui a apresentação do Projeto de Criação do Ventilador Pulmonar e do seu manejo correto.

Serviço | Workshop sobre uso de respirador

Local: Estácio – Jaraguá do Sul
Data: 05/10 – segunda-feira
Horário: 13h30
Público: alunos de Medicina da Estácio

 

 

Márcia Oliveira – Jornalista