Aplicabilidade do método ágil na gestão pública gera resultados eficientes com auxílio da tecnologia

Aplicabilidade do método ágil na gestão pública gera resultados eficientes com auxílio da tecnologia

Novembro 4, 2020 Não Por Redação

 

 

Pesquisa feita pela consultoria QSM revelou que a Metodologia Ágil, criada em 2001 através do Manifesto Ágil, acelera em 50% o tempo para colocar um produto no mercado e aumenta em 25% a produtividade da equipe.

Isso porque a formação de grupos multidisciplinares e autônomos dentro de uma empresa oferece uma alternativa atraente às estruturas burocráticas de comando e controle.

Um dos maiores desafios do processo de transformação que todas as empresas dos mais variados segmentos enfrentam é a capacidade de conceber, desenvolver e entregar novos produtos e serviços com mesma velocidade das mudanças que a solução demanda. E nesse contexto, o método ágil busca inovar a forma como equipes trabalham.

No contexto de equipes de tecnologia, por exemplo, é mais eficaz entregar versões de um produto de forma rápida, receber um feedback e reajustar conforme recomendações. Ou seja, durante o processo de desenvolvimento de alguma solução, o cronograma de entregas é fragmentado em etapas mais curtas. Assim, o produto final já teve diversas versões melhoradas, conforme a sua utilização.

Mas como o método pode se relacionar com a gestão pública?

O sistema público possui muitos entraves, principalmente no âmbito da burocracia em licitações e prazos. O resultado disso é que muitos gestores não conseguem fazer um planejamento adequado que levaria em conta informações relevantes para a tomada de decisões. Nesse contexto, empresas de tecnologia estão em constante evolução para oferecer produtos e serviços que visam facilitar procedimentos em diversos órgãos públicos.

A GOVBR, empresa de Blumenau e a maior do segmento de soluções para a gestão pública, presente em mais de 600 órgãos públicos do Brasil, aplica a metodologia em sua rotina, conforme explica Rafael Targino, Gerente de Produto na GOVBR e co-autor do livro Jornada Ágil de Produto.

“Utilizamos o Scrum desde 2016 e Kanban desde 2018 e foi vital para fazer frente a todos os desafios, principalmente na entrega de valor ao cliente e na organização do trabalho da equipe, sempre discutindo melhorias de acordo com o feedback”.

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos, geralmente quinzenais, chamados de “sprints”, que representam um conjunto de tempo fixo onde as atividades serão executadas.

Já no Kanban o objetivo é explicitar o fluxo de trabalho da equipe, visualizar e limitar as atividades em andamento e atuar em cima das filas e gargalos. As principais vantagens dessa metodologia é que ela se encaixa muito bem com o processo atual da equipe e foca em finalizar o trabalho já iniciado, ao invés de puxar ainda mais atividades e tentar fazer várias coisas “ao mesmo tempo”.

“Imagina que você tem uma via expressa em uma grande cidade com tráfego intenso e velocidade média de 60km/h. A velocidade não é alta, mas os carros estão em movimento e você consegue ter previsibilidade de quando vai conseguir chegar ao seu destino. Agora imagina sobrecarregar essa via com mais e mais carros (mais atividades além da conta da equipe). A via expressa vai parar e a quantidade de carros que irão conseguir trafegar ali vai diminuir bastante”, conta Targino.

Um exemplo citado pelo especialista é o Sala de Situação, projeto desenvolvido usando os princípios ágeis, no qual gestores públicos precisavam de ferramentas baseada em dados. A solução começou no conceito de MVP (Produto Viável Mínimo) e, a partir disso, a GOVBR desenvolveu a primeira versão. Quando houve feedback positivo, foram lançadas novas versões e hoje se consolida na sexta versão em menos de 1 ano de projeto.

De acordo com ele, entre os maiores ganhos, tanto para a empresa quanto para o cliente, estão: entregas frequentes, feedbacks, melhorias, colaboração, engajamento dos usuários e produtos cada vez mais assertivos.

SOBRE A GOVBR: Possui mais de 50 anos de experiência dedicados a apoiar os órgãos para explorar as boas práticas da gestão e de governança, para prestação de melhores serviços ao cidadão. Além disso, promove o modelo de gestão transparente, com foco no resultado, em que os recursos financeiros são alocados com mais eficiência, melhorando a organização administrativa e aperfeiçoando as políticas públicas. A empresa é considerada a maior do segmento no país, presente em 13 estados. Acesse o site: www.govbr.com.br

Rafael Targino


Ana Paula Dahlke
Jornalista