Atendimento em traumato-ortopedia

Atendimento em traumato-ortopedia

13 de novembro de 2020 Off Por Redação

 

 

A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético. Sejam eles decorrentes de esforços repetitivos, traumas ou em situações de pós-operatório.

As informações são das fisioterapeutas Tamiris Dellangelo e Chana Michele Slomp Meyer. As duas profissionais que atendem no ambulatório do Serviço de Fisioterapia Vitalità que fica junto ao Hospital e Maternidade Oase, explicam que o tratamento visa melhorar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e os distúrbios funcionais encontrados no sistema motor e sensitivo.

Segundo Tamiris, também contamos com a fisioterapia ortopédica hospitalar, que é realizada no pré e pós-cirúrgico. Sendo que no momento que antecede a cirurgia, o enfoque da fisioterapia consiste em preparar o corpo do indivíduo para prevenir complicações e otimizar a recuperação após o procedimento. No momento pós-cirúrgico o foco está na reabilitação e orientações para a alta domiciliar”.

As fisioterapeutas observam que diversas patologias podem trazer sintomas e disfunções para a pessoa,

sendo as mais comuns: LER/DORT; pós-operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras); hérnia de disco; osteoartrose; tendinite; fraturas; contraturas e estiramentos musculares; alterações posturais; lesões ligamentares.

As profissionais destacam ainda que o Serviço de Fisioterapia Vitalità conta com atenção especializada em traumato-ortopedia, em que através de avaliação físico-funcional é elaborado um plano de tratamento individualizado e focado no interesse do paciente. “Nosso ambulatório possui um espaço e infraestrutura ampla, com equipamentos e dispositivos que auxiliam na realização dos exercícios e evolução do tratamento”, observam as profissionais ao afirmar que: “desta forma, a fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado à saúde e através do processo de reabilitação busca auxiliar o paciente no retorno de suas atividades de maneira eficiente e segura”.

FOTOS/VITALITÀ