Beth Rachelle é a primeira mulher a assumir cargo de diretoria na blumenauense Altenburg

Beth Rachelle é a primeira mulher a assumir cargo de diretoria na blumenauense Altenburg

5 de março de 2020 Off Por Redação

Atualmente, mais de 40% dos cargos de liderança no Brasil, segundo o IBGE, são ocupados por mulheres

 

A Altenburg, empresa fundada pela empreendedora Johanna Altenburg, acaba de promover uma de suas colaboradoras a diretora de Operações e Gente. Beth Rachelle, 40 anos, começou na empresa há dois anos como gerente corporativo de gente e gestão. É a primeira vez, em quase 100 anos de existência, que uma mulher assume um cargo de diretoria na empresa que, atualmente, tem mais de 65% do seu quadro de colaboradores formado por mulheres. “No dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e somos uma empresa que valoriza a força de trabalho feminina. Tanto que foi fundada pela minha avó, uma mulher a frente do seu tempo”, declara o diretor de marketing, Tiago Altenburg.

Beth tem duas filhas e como diretora, tendo sob seu comando cerca de 1.300 colaboradores, sabe da responsabilidade que tem a sua frente. “As mulheres estão cada vez mais preparadas para assumir cargos de liderança, tanto que há mais mulheres do que homens, atualmente, buscando formação superior. Porém, não acredito na exclusão, mas no trabalho colaborativo entre gestores homens e mulheres.  Há diferenças de visões entre os dois gêneros e essa complementação é benéfica para a empresa”, declara Beth.

Com MBA em Gestão Empresarial, MBA Executivo em RH e Administração de Empresas com ênfase em Marketing Internacional Beth considera que vem se preparando ao longo dos anos para assumir esse desafio. Assim como Beth, outras mulheres têm almejado cargos de liderança. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1950, menos de 14% das mulheres tinham emprego. Atualmente, segundo o censo de 2010, elas já representam 49,9% da força de trabalho. E, mais de 40% dos cargos de liderança são ocupados, no Brasil, por mulheres.


Liliani Bento
New Age Comunicação