Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 11/03/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Ascurra – 11/03/2021

11 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

 

Prefeitura de Ascurra inicia conversas com Hospital Beatriz Ramos, de Indaial.

Na manhã de quinta-feira, 11 de março, o prefeito de Ascurra Arão Josino recebeu o Prefeito de Indaial André Moser e a administradora do Hospital Beatriz Ramos Adriane Ferrari. Foram iniciadas as conversas para tornar o hospital, localizado em Indaial, como a referência para a cidade de Ascurra.

O objetivo é que o HBR seja a referência para Ascurra nos atendimentos de pronto socorro e plantão de pediatria, além de realizar cirurgias eletivas. Atualmente, o o hospital referência para o município é o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama.

— “A ideia é facilitar o acesso aos serviços emergenciais e de média complexidade. A Saúde é sem dúvida alguma o maior desafio da gestão municipal. Ao lado da secretária Etineia Berkenbrock e da diretora Rose estamos sempre buscando alternativas para garantir qualidade e eficiência” – explicou o prefeito Arão Josino.

 

 

Prefeitos de Apiúna, Ascurra e Apiúna se reúnem para debater ações de combate a pandemia.

Nesta manhã de quinta-feira, dia 11 de março, o prefeito de Apiúna Marcelo Doutel da Silva, prefeito de Ascurra Arão Josino e o prefeito de Rodeio Valcir Ferrari, estiveram reunidos para falar sobre futuras ações nos municípios para o combate da pandemia.

Os prefeitos, em conjunto com demais servidores das administrações municipais, analisaram as novas medidas anunciadas pelo estado e, também, a situação atual dos casos de coronavírus nos três municípios.

Esses encontros entre os prefeitos estão acontecendo semanalmente, com o objetivo de dar mais eficiência aos serviços prestados nas três cidades no combate ao coronavírus.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha em várias frentes de trabalho.

Neste início de 2021 a Prefeitura de Ascurra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, chefiada pelo secretário Rafaello Furlani Destéfani, está desenvolvendo diversas ações para fomentar a economia do município. As principais delas estão dentro do programa Ascurra de Oportunidades.

            A partir de uma junção de diferentes ações, será implementado o projeto ‘Ascurra de Oportunidades’. O objetivo desse programa será, como o nome já diz, proporcionar mais oportunidades para a população ascurrense, especialmente para os jovens e empresários. O governo municipal buscará isso através da oferta de cursos profissionalizantes e incentivos aos empreendedores locais.

 

Cidade empreendedora

Uma dessas ações será o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae. O Prefeito Arão Josino já assinou o termo de adesão no início deste ano.

O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento local com a implantação de novas e modernas políticas públicas em diferentes áreas. O resultado final é a criação de uma Gestão Empreendedora, onde o próprio município escolhe as soluções que o programa oferece de acordo com sua demanda.

— “Esse é um importante passo para que a nossa cidade tenha um programa de incentivos aos empreendedores. Queremos que Ascurra gere cada vez mais empregos e oportunidades. A Sala do Empreendedor vai apoiar muitas iniciativas” – explicou o prefeito Arão.

Uma das principais ações do programa Cidade Empreendedora em Ascurra será a criação da Sala do Empreendedor, que tem a finalidade de facilitar processos de abertura de empresas e dar assistência aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O termo de adesão foi assinado com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Rafaello Furlani Destéfani, do coordenador regional do Sebrae Blumenau Donizete Boger e do analista do Sebrae Blumenau Aloisio Salomon.

A oferta de cursos para a comunidade também será uma atividade do Ascurra de Oportunidades. A princípio, neste ano de 2021, a ideia da administração municipal é iniciar este programa com três cursos: Costura industrial, capacitação para o mercado de trabalho e Oficina de empregabilidade. As capacitações serão ofertadas através de parcerias com entidades como a Furb, o Senac e a Assimetrics Consultoria. Além disso, já estão sendo oferecidos cursos gratuitos para os servidores e vereadores pela plataforma WEGOV.

Outra ação deste programa será o fomento do SINE Municipal, através de conscientização com os empresários locais, com o objetivo de desmistificar a funcionalidade deste serviço para as empresas e orientar as industrias sobre como utilizar a seu favor. Alinhado a isso, a divulgação das vagas disponíveis será mais intensa, através do setor de comunicação da Prefeitura Municipal.

Além disso, foi realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico o Relatório de quedas de energia registradas em Ascurra, que foi encaminhado para a Celesc estadual, como forma de solicitação por melhorias na rede elétrica do município; foram feitas visitas nas contabilidades, com o objetivo de conversar sobre as demandas locais; e o comércio também foi ouvido pela administração municipal, em uma reunião com a CDL de Ascurra e Apiúna.

 

Ascurra ainda tem doses para vacinar idosos de 80 até 84 anos

Iniciada no começo de março, a vacinação nos idosos de 80 até 84 anos segue sendo realizada em Ascurra. A Secretaria de Saúde ainda tem 70 doses do imunizante disponíveis para este grupo prioritário. Os agentes comunitários de saúde estão entrando em contato com as pessoas que podem tomar a vacina. Simultaneamente, também está acontecendo a aplicação da segunda dose nos idosos acima de 90 anos.

As pessoas que fazem parte deste grupo e ainda não receberam o aviso, podem entrar em contato através do telefone (47) 98414-3383 e se informar sobre. A vacinação acontece em sistema de drive trhu, onde a pessoa é vacinada sem precisar descer de seu carro, somente no período matutino e sem necessidade de agendamento.

A vacinação acontece no ESF Dr. Armando Zonta, no centro. O horário será das 08h às 12h. No período da tarde será realizada a vacinação em idosos que não podem se descolar até a Unidade, fazendo a imunização em sua casa.

Até o momento, 281 pessoas receberam a primeira dose da vacina em Ascurra, sendo 135 servidores da saúde, 21 idosos com mais de 90 anos, 52 idosos de 85 até 89 anos e 73 idosos de 80 até 85 anos. Deste total, 75 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante.

 


Richard Ferrari – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ascurra