Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 10/05/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 10/05/2021

10 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

Indaial libera novos grupos para vacinação contra a Covid-19 a partir de terça (11)

A partir desta terça, 11 de maio, será liberada a vacinação contra a Covid-19 para novos grupos da fase 3 da campanha. Poderão ser imunizadas com a vacina AstraZeneca as pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise – (18 a 59 anos); usuários transplantados de órgão sólido ou de medula óssea (18 a 59 anos); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades maiores de 18 anos; e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC – (18 a 59 anos).

Não é necessário agendamento, basta ir até a Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, das 8h às 16h30. O usuário deverá apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além da cópia da declaração ou atestado médico com CID da doença. Usuários do BPC precisam levar cópia do benefício.

No caso das gestantes e puérperas, além do documento médico apresentando o tipo de comorbidade existente (diabetes, hipertensão, por exemplo), é preciso comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico) ou fase do puerpério (declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento).

As pessoas que já receberam a vacina contra a Influenza devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para imunização contra a Covid-19.

A vacinação nos demais grupos da fase 3 acontecerá de forma escalonada em Indaial e será comunicada com antecedência pelas redes oficiais da Prefeitura.


Vacinação em idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com Síndrome de Down

Usuários acima de 60 anos precisam apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação. No caso dos profissionais da saúde ainda é exigida a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício.

A partir do dia 10 de maio foi iniciada a vacinação em pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos). Também é preciso levar cópia do exame ou atestado com CID da doença.

Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento ao intervalo de dias para receber a segunda (Coronavac: 2 a 4 semanas e AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas). Na carteirinha de vacinação consta a data que o usuário já pode receber a outra dose.


Secretaria de Desenvolvimento Social reforça ações de combate ao abuso e à exploração sexual em crianças e adolescentes no Maio Laranja

Através da Lei Municipal nº 5.782/2020 foi instituída em Indaial a campanha Maio Laranja com o objetivo de intensificar as ações de combate ao abuso e à exploração sexual em crianças e adolescentes. Neste mês, a Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolve atividades voltadas ao enfrentamento da violência, obedecendo os protocolos sanitários da Covid-19.

Materiais educativos específicos para o público-alvo serão entregues em alguns pontos da cidade. As equipes dos Cras e Creas também realizam trabalho de conscientização e prevenção junto às famílias atendidas pelos equipamentos sociais.

Os casos de abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes têm aumentado na cidade. Em 2021, de janeiro a abril, a Secretaria já tem registrado o atendimento a 16 usuários, enquanto que em 2020 foram realizados 23 atendimentos em todo o ano.

Em caso de abuso ou exploração sexual, a orientação é denunciar ao Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia ou Disque 100.


Semana do MEI conta com programação on-line e gratuita de 10 a 14 de maio

A Sala do Empreendedor de Indaial convida os empreendedores do município a participarem das atividades programadas pelo Sebrae para a Semana do MEI 2021. O evento, totalmente digital e gratuito, tem como proposta oferecer uma jornada integrada aos participantes com temas específicos que serão discutidos diariamente, de 10 a 14 de maio.

Confira os temas para cada dia:

10/05: inteligência emocional

11/05: comportamento empreendedor

12/05: planejamento

13/05: finanças

14/05: marketing

Interessados podem conferir mais detalhes da programação e fazer sua inscrição pelo Portal do Sebrae: www.sebrae.com.br/semanadomei


Espaço FIC na Casa do Professor recebe exposição de pintura

A partir desta segunda, 10 de maio, a comunidade pode apreciar a exposição de pintura da artista Lúcia Ferreira dos Santos Souza no Espaço FIC, localizado na Casa do Professor – Espaço Educa+ Cultura, Arte e Leitura. A mostra apresenta a técnica de pintura em telas com tintas acrílica e a óleo.

Lúcia é aluna do curso de Pintura Artística na Fundação Indaialense da Cultura desde o ano de 2016. Aprendeu a desenvolver trabalhos como paisagens e figuras em telas dos mais variados tamanhos.

A visitação gratuita pode ser realizada até 9 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 19h, e no sábado, das 15h às 19h30, na rua Olympia, 41, Tapajós.


Secretaria de Saúde divulga número de atendimentos relacionados à Covid na primeira semana de maio

A Secretaria de Saúde de Indaial apresenta um balanço do número de atendimentos realizados a usuários com sintomas respiratórios e de testes para detecção da Covid-19. Entre os dias 3 e 8 de maio foram atendidos 494 pacientes sintomáticos respiratórios, dos quais 382 no Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona no Ginásio de Esportes, ao lado do Sais (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós), e 112 nas Unidades de Saúde nos bairros.

O Caec atende de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 17h. Já nas Unidades, os usuários podem procurar as equipes de saúde de segunda a sexta, no período matutino, preferencialmente entre 8h e 9h30 para que seja oportunizada a triagem e devido atendimento a todos.

Com relação aos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou a análise de 363 coletas de material também no período de 3 a 7 de maio. Do total foram confirmados 92 usuários com a doença, representando um percentual de 25,34%. O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pelas Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Covid e Hospital Beatriz Ramos.

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial