Boletim de Notícias da Prefeitura de Timbó – 02/02/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Timbó – 02/02/2021

2 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Jorge Kruger assume como vice-presidente de Articulação Política da AMMVI

Prefeitos da Diretoria Executiva eleita para gestão 2021/2022. Da esquerda pra direita: prefeito de Ascurra, Pomerode, Gaspar, Timbó e o secretário Paulo Costa representando o prefeito de Blumenau.

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, assumiu como vice-presidente de Articulação Política da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). A nova diretoria foi escolhida por aclamação nesta terça-feira (02), na sede da entidade, em Blumenau. Para presidente da AMMVI foi eleito e empossado o prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall. A gestão será para o biênio 2021/2022.

Kruger disse que o Médio Vale precisa avançar nas pautas econômicas, visto seu alto poder produtivo. “Sabemos da força de nossa região e vamos buscar todos os caminhos possíveis para impulsionar nossa economia, após meses de recesso em vários setores por causa da pandemia”.

Wan-Dall reforçou em sua fala que a região do Médio Vale é uma das mais significativas do nosso Estado. “Juntos, nossos municípios representam desenvolvimento, força econômica, referência em gestão, turismo e muito mais. É uma honra poder representar o Médio Vale do Itajaí enquanto presidente da AMMVI. Comprometo-me a continuar trabalhando, com muita dedicação, pelo fortalecimento dos nossos municípios”, disse o novo presidente.

Ao lado de Wan-Dall e de Kruger comandarão a Associação o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, como vice-presidente Institucional; o prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva, como vice-presidente de Políticas Públicas e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, como tesoureiro. Quem deixa a presidência é Valmir Zirke, prefeito de Guabiruba, que sucedeu a Matias Kohler em janeiro deste ano.

Conselho Fiscal

Na assembleia da AMMVI, foram eleitos ainda os membros do Conselho Fiscal da entidade, que também terão mandato de um ano. O Conselho ficou formado pelos prefeitos Valmir Zirke (Guabiruba), Arrabel Antonieta Lenzi Murara (Benedito Novo), Valcir Ferrari (Rodeio), Marcelo Doutel da Silva (Apiúna), Hartwig Persuhn (Doutor Pedrinho) e Alcir Merizio (Botuverá).

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Foto: Ascom/AMMVI

 

Transporte coletivo retorna com todas as linhas em Timbó

A partir da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, todas as linhas do transporte coletivo de Timbó voltam a funcionar, garantindo que haja transporte para os estudantes que retornam às aulas nesse mesmo dia.

A secretária de Planejamento de Timbó, Bruna de Andrade, explica quais são as medidas preventivas adotadas neste momento, quando o município está no estágio “Grave” com relação aos casos de Covid-19.

“Na atual situação, segundo o que é encaminhado pelo Governo do Estado de Santa Catarina para nós e demais cidades, os ônibus podem ter 100% de ocupação. Caso Timbó venha a entrar no estágio “Gravíssimo” essa porcentagem diminui para 50%”, esclarece.

Bruna também destaca que independentemente da situação, todas as pessoas que embarcarem no ônibus terão sua temperatura aferida, sendo que a partir dos 37,9 graus ela já não poderá fazer o embarque. “Essa medida é para garantir a segurança de todos, inclusive da pessoa que estiver com febre. Também teremos álcool em gel à disposição nos ônibus e o uso de máscara é indispensável”, complementa.

Para conferir o itinerário do transporte coletivo de Timbó a partir da próxima semana, clique no link a seguir — https://cutt.ly/rkdaWZd.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Foto: Waldemar Neto/Ascom PMT

 

Terceira edição das Férias nos Museus inicia amanhã

Amanhã, 3 de fevereiro, inicia a terceira edição das Férias nos Museus em Timbó, uma iniciativa da Fundação de Cultura e Turismo em parceria com os museus da cidade. Neste ano, pela primeira vez, as ações e apresentações serão feitas de forma completamente digital, garantindo a segurança e saúde dos estudantes, professores e colaboradores e público em geral. Todos os vídeos serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Timbó (facebook, YouTube e instagram) e nas redes sociais dos respectivos museus.

A seguir, confira um pouco da temática e ações elaboradas por cada museu de Timbó e qual será o cronograma de apresentações durante este mês.

Museu Casa do Poeta “Lindolf Bell”

O Museu Casa do Poeta “Lindolf Bell” abre o calendário de apresentações deste mês com o tema “O ser humano não é ilha, mas partilha”, frase muito conhecida do poeta timboense. O primeiro vídeo a ser publicado, nesta quarta-feira, será um teatro de sombras, intitulado “A ILHA E EU”, uma história inédita inspirada em Lindolf Bell, e que narra um pouco sobre como foi ficar em casa nesse tempo de isolamento social.

Cronograma de publicações:

03 de fevereiro: Vídeo com a o teatro em sombras: “A Ilha e eu…” (Retrospectiva 2019);

10 de fevereiro: Vídeo com a história de fantoches: História dos ovos perdidos, com imagens dos principais momentos daquele ano. (Retrospectiva 2020);

 17 de fevereiro: Vídeo com o teatro de sombras: “Procurando a rima”, apresentando imagens dos principais momentos da ação;

24 de fevereiro: Encerramento da terceira edição do projeto Férias nos Museus 2021 com uma contação de história.

Museu da Música

A equipe do Museu da Música realizará a oficina de férias virtualmente com elementos lúdicos e de forma dinâmica. Nesta edição, as atividades promovidas pelo levarão os internautas a produzir e fruir, de forma virtual, por meio de confecção de uma flauta transversal de PVC, Quiz Musical, conhecendo a história e o funcionamento do Piano, bem como os sons dos instrumentos musicais do Museu.

Cronograma de publicações:

07 de fevereiro: Vídeo com fotos da retrospectiva das Férias do Museu de 2019, ao som de instrumentos musicais do Museu;

14 de fevereiro: Quiz Musical e vídeo com fotos da retrospectiva das Férias do Museu de 2020;

21 de fevereiro: Vídeo ensinando como é feita a construção de uma Flauta transversal de PVC;

28 de fevereiro: Videoaula sobre o Piano.

Museu do Imigrante

Na primeira edição das Férias nos Museus, em 2019, o Museu do Imigrante criou uma situação de integração entre crianças de todas as idades, onde junto dos pais, avós e jovens, elas pudessem conhecer ou relembrar brinquedos e brincadeiras.

Em 2020, através de um novo formato e uma dinâmica inovadora, o Museu irá dar continuidade a essa brincadeira! A “Caixa de Brinquedos” (atividade do Museu do Imigrante) será disponibilizada em uma série de quatro vídeos, contando um pouco sobre cada brinquedo e ensinando como fazê-los com materiais de fácil acesso.

Cronograma de publicações:

05 de fevereiro: Vídeo interativo ensinando como se faz um corrupio;
12 de fevereiro: Vídeo interativo ensinando como se faz um bilboquê;
19 de fevereiro: Vídeo interativo ensinando como se faz um pião;
26 de fevereiro: Vídeo interativo ensinando como se faz uma peteca.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

 

Ações de combate ao mosquito aedes aegypti são reforçadas em Timbó

A chuva, somada ao calor dos últimos dias, cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Para combater essa ameaça a Secretaria de Saúde de Timbó, através da Vigilância Sanitária, tem reforçado as ações de prevenção.

Segundo dados repassados pela Vigilância Epidemiológica de Timbó, neste ano quatro casos suspeitos foram atendidos na cidade. Um dos exames testou positivo e a pessoa está recebendo tratamento, porém, vale esclarecer que essa pessoa é do Paraná e já havia chego em Timbó com os sintomas.

O técnico da Vigilância Sanitária de Timbó, Jaelson Sabino, explica que muitas larvas do mosquito têm sido encontradas nas fiscalizações diariamente, porém, afirma que não há nenhum foco do mosquito em Timbó até o momento.

“Em janeiro o laboratório fez uma averiguação completa e não detectou nenhum foco. Essas larvas estão sendo encontradas através das 154 armadilhas distribuídas pelos bairros de Timbó, que ficam cerca de 300 metros de distância uma da outra, que é o raio de voo do mosquito. Em 2020 tivemos nove focos confirmados do mosquito em Timbó, sendo que todos foram eliminados. Nossas fiscalizações são diárias para evitar que outro foco surja no município e traga riscos à comunidade”, esclarece.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Arte: PMT