Campanha de vacinação contra a gripe será diferente em Timbó

Campanha de vacinação contra a gripe será diferente em Timbó

18 de março de 2020 Off Por Redação

 

 

Na próxima segunda-feira, dia 23, inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Diante da atual situação do COVID-19 na cidade a Secretaria de Saúde, através da Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Timbó, irá adotar nova estratégias para vacinar o grupo da terceira idade, que é o mais atingido pelo Coronavírus atualmente.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Sabrina Grassi, a campanha de vacinação foi adiantada neste ano em decorrência dessas situações. “É por esse motivo que, primeiro, serão vacinados apenas os idosos e profissionais da saúde. Os demais grupos começam a ser vacinados contra a gripe a partir do dia 16 de abril e 9 de maio”, explica.

Horários diferenciados para vacinação

Neste ano, as Unidades de Saúde vão trabalhar com horários de atendimento específicos para o público em geral e para a aplicação das vacinas. A partir da próxima semana, das 7h30min às 9h e das 13h às 14h30min, serão atendidas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe (ou outras doenças).

Após esses horários será feita uma higienização nas Unidades para que, das 9h ao meio-dia e das 14h30min às 16h30min, sejam aplicadas as doses de vacina contra a gripe. “Nós não iremos isolar totalmente um grupo do outro, entretanto, essas medidas buscam ao máximo evitar essa mistura, já que o público idoso é o primeiro a receber a vacinação e, ao mesmo tempo, o que mais registra óbitos em decorrência do COVID-19”, explica Sabrina.

Dia “D” será 9 de maio

Pela primeira vez, farão parte do público alvo adultos de 55 a 59 anos de idade. Outra medida que entra em vigor a partir do próximo dia 23 é que, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, a sala de vacina estará aberta na Policlínica. O Dia “D” de Vacinação está marcado para 9 de maio.

Segundo Sabrina, a meta neste ano é imunizar 90% da população. Neste montante, o número mínimo de idosos que a Secretaria de Saúde pretende imunizar na cidade é de 4.335.

A campanha, neste ano, será realizada em três etapas. Confira, a seguir, como irá funcionar.

Primeira fase

Início: 23 de março

Público: Idosos (pessoas de 60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde, tanto do setor público quanto privado. Os idosos devem ter junto sua caderneta de vacina e documento de identidade. Já os profissionais da saúde devem trazer, além desses documentos, algum outro que comprove sua profissão no meio.

Segunda fase

Início: 16 de abril

Público: idosos; profissionais da saúde; professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.

Terceira fase

Início: 9 de maio

Público: idosos; profissionais da saúde; professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade.

Assessora: Aline Brehmer
Arte: Governo do Estado de Santa Catarina