Confira 6 dicas alimentares importantes para a saúde dos olhos

Confira 6 dicas alimentares importantes para a saúde dos olhos

20 de julho de 2020 Off Por Redação

 

Quando se fala em adotar hábitos saudáveis de alimentação, poucas pessoas pensam na saúde dos olhos. Mas, sim, uma alimentação rica em nutrientes é essencial também para a manutenção de uma boa visão. “Vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos presentes nos alimentos auxiliam na prevenção de doenças oculares, como catarata, glaucoma e degeneração macular”, alerta a nutricionista Rosemeire Cristina Romanello. A profissional integra o programa Sua Saúde, uma iniciativa da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) de incentivo à qualidade de vida e à promoção da medicina preventiva.

Rosemeire lembra ainda que manter uma alimentação equilibrada é importante no controle do diabetes e da hipertensão arterial. “Essas doenças, quando descompensadas, podem ocasionar o glaucoma secundário, chamado também de neovascular”, explica.

A seguir confira seis nutrientes, e suas fontes alimentares, que desempenham papel importante na saúde ocular:

* VITAMINA A: possui atividade antioxidante e é primordial para a saúde ocular. A deficiência dessa vitamina pode causar sintomas como cegueira noturna, falta de lágrimas, dificuldade de adaptação à luz e xeroftalmia (também chamado de olho seco). A vitamina A está presente em fígado, ovos, cenoura, batata-doce, espinafre, couve, leite e queijos.

* CAROTENOIDES: são substâncias bioativas, consideradas potentes antioxidantes que reagem contra os radicais livres e têm o potencial de aumentar a densidade do pigmento macular. Sabe-se que esses pigmentos são responsáveis pela filtragem e absorção da luz azul, atenuando o estresse oxidativo e protegendo consequentemente a retina. São encontrados em alimentos com tons que vão do amarelo ao vermelho, como cenouras, tomates, abóbora, caranguejos e camarão.

* BETACAROTENO: é o principal precursor da vitamina A, que, além de essencial para a saúde dos olhos, é importante para a pele e para o sistema de defesa do corpo. É encontrado em frutas e legumes de cor amarelo-alaranjadas, como mamão, manga, pêssego, milhocenoura e abóbora, por exemplo.

* ÔMEGA-3: devido à concentração de ácido graxo que possui, auxilia na lubrificação e na prevenção da “síndrome do olho seco”. As gorduras presentes na retina precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento de doenças. São fontes de ômega 3: sardinha, salmão e atum.

* ZEAXANTINA: importante na prevenção e para evitar complicações da catarata e da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

* LUTEÍNA: atua na prevenção de doenças da visão, assim como a zeaxantina. Ambas são fundamentais para manter a saúde dos olhos, já que compõem a região da retina (mácula), responsável por absorver a luz e transformá-la em imagens nítidas. Estão presentes principalmente nas hortaliças e nas frutas de cor amarela, alaranjada, vermelha e verde, tais como: nectarina, laranja, mamão, pêssego, agrião, brócolis, couve, espinafre, pimentão, repolho, couve-flor, ervilha, milho e rúcula.


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