Dia dos Namorados em casa: chef ensina receita para preparar um jantar romântico

Dia dos Namorados em casa: chef ensina receita para preparar um jantar romântico

8 de junho de 2020 Off Por Redação

Para curtir aquele jantar especial a dois, a sugestão de receita da chef Janaina Rickmann é um delicioso arroz de polvo, acompanhado de um tradicional vinho tinto para harmonizar.

O Dia dos Namorados está se aproximando e, sem dúvida nenhuma, este ano a data será um pouco diferente. Entretanto, as regras de distanciamento social em virtude do Coronavírus não vão impedir os casais apaixonados no dia 12 de junho. Para comemorar a data, um jantar romântico em casa é uma ótima opção para curtir aquele momento especial a dois.

Para os casais que decidirem prepararem o jantar, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita do arroz de polvo. Para harmonizar com a receita, o sommelier Sidney Lucas sugere um clássico vinho tinto. A dica do sommelier é apostar no rótulo Domingos Alves de Sousa Vale da Raposa Reserva 2016. “O vinho possui aromas intensos, com especiarias e chocolate negro. Muito elegante, o rótulo é envolvente, com taninos finos e uma ligeira nuance de café”, comenta Lucas.

Ingredientes

1 polvo médio
1 cebola cortada ao meio
1 folha de louro
¼ xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola cortada em pedaços bem pequenos
2 dentes de alho picado
3 xícaras de chá de arroz parboilizado lavado ou arroz comum, se preferir
½ xícara de vinho branco seco
3 tomates sem pele picados e sem semente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino ou pimenta vermelha a gosto
¼ xícara (chá) de salsinha picada (ou coentro)

Modo de preparo

Em uma panela funda aqueça 3 litros de água, tempere essa água com duas folhas de louro, um galho de salsinha, 1/2 cebola branca, 1 dente de alho esmagado, sal e pimenta a gosto. Quando levantar fervura mergulhe o polvo inteiro na água fervente, deixe cozinhar por 50 minutos, espete com um garfo os tentáculos para verificar se a carne amoleceu. Retire da água e mergulhe em uma bacia com água gelada e pedras de gelo. Reserve. Seque o polvo com papel toalha e fatie os tentáculos com 3cm de espessura.

Em outra panela aqueça o azeite e coloque a cebola em pedaços pequenos e espere ela murchar, depois acrescente o alho e aguarde ele refogar. Inclua o polvo em pedaços e misture bem. Na sequência coloque o arroz já lavado. Junte o vinho e aguarde o mesmo evaporar. Acrescente o tomate picado, o caldo do cozimento do polvo que estava reservado, e caso seja necessário, vá colocando mais água quente para obter o cozimento correto do arroz, até que o mesmo esteja macio.

Finalize com a pimenta de sua escolha, sal e a salsinha/coentro. Agora é só misturar e servir!


Bruna G. Ziekuhr – Presse