Em tempos de Covid-19, Escola Barão faz uso de aulas remotas para atender mais de 2 mil estudantes

Em tempos de Covid-19, Escola Barão faz uso de aulas remotas para atender mais de 2 mil estudantes

15 de abril de 2020 Off Por Redação

Organizadas com trilhas de aprendizagens, as aulas são disponibilizadas semanalmente para dar continuidade ao calendário escolar e ao percurso formativo

Pandemia do novo coronavírus decretada e o anúncio do Governo do Estado de Santa Catarina impondo algumas medidas restritivas, entre elas, o fechamento das escolas pelo período de 30 dias, a partir do dia 19 de março e, posteriormente, o prolongamento até o fim do mês de maio. Um ano letivo pela frente, escola fechada, professores e estudantes em casa. Com isso, a Escola Barão, de Blumenau (SC), se viu diante de um grande desafio, o de criar uma estratégia para garantir a continuidade das aulas para mais de 2 mil estudantes.

Foi então que a equipe pedagógica e os professores, de forma ágil e rápida, desenvolveram um plano estratégico para a oferta de aulas remotas. Com a colaboração de todos, um modelo de aula foi criado para ser disponibilizado aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ferramenta já de domínio dos professores e dos próprios estudantes. Para as crianças da Educação Infantil, a escola adotou o uso do Google Drive.

“Em atendimento à proposta pedagógica da Escola Barão, que fundamenta seu modelo pedagógico nas contribuições da Neurociência e da Educação 4.0, as trilhas de aprendizagem contemplam vivências ativas em que os estudantes aprendem fazendo – mão na massa. Para tanto, os passos das trilhas contemplam diferentes formas de ofertar o conteúdo e de colocar o estudante em ação: vídeos, leituras, exercícios, jogos, fóruns, pesquisas, entre tantas outras possibilidades”, explica a gestora pedagógica, professora Laura Chaves.

As aulas são disponibilizadas semanalmente para cada turma. Desta forma, as famílias podem administrar o tempo de realização das atividades de acordo com suas rotinas. Assim como na sala de aula presencial, os professores também estão à disposição dos estudantes para o esclarecimento de dúvidas através de chats. “Estamos aprendendo muito com este momento e, mais uma vez, juntos, estamos demonstrando que podemos passar por todos os desafios. Temos uma equipe de profissionais que é de alta qualidade e comprometimento. Temos também famílias e estudantes comprometidos. Ou seja, todos os ingredientes para nos adequarmos às atuais circunstâncias e enfrentarmos a situação com tranquilidade”, comenta o diretor da Escola Barão, professor Marcos da Silva.

Para Kamila Marcom Postali, mãe de uma estudante do segundo ano do Ensino Fundamental, todas as mudanças necessárias para o momento atual servem de grande aprendizado para a escola, para os estudantes e para os pais. “Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida por conseguir manter os alunos conectados diante de uma situação sem data definida para terminar. Com certeza não é função fácil, ser pai e mãe, professora, cozinheira e tudo mais que esse isolamento tem causado, mas, tenho certeza que é de grande aprendizado para todos nós. Sairemos pais melhores, professores com visão diferenciada e nossos filhos? Ah, tenho certeza que com muita experiência e muita história para contar. Seremos, com certeza, pessoas melhores”, destaca.

A professora e gestora pedagógica Laura complementa afirmando que “o futuro da educação – um sistema cada vez mais complexo – é pós-digital e também mais relacional, por isso, é importante aproveitarmos essa oportunidade para absorver novas ferramentas de ensino”. A Escola Barão segue com as aulas suspensas enquanto houver o decreto de isolamento do Governo de Santa Catarina. Caso haja alguma mudança no calendário, estudantes e familiares serão avisados com antecedência.

 

Escola Barão do Rio Branco

Rua Nereu Ramos, 220, Centro – Blumenau (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200, Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, Jardim Blumenau – Blumenau (SC)

Oficina das Palavras:
Letícia Oberger