Escape game entra no mundo corporativo e vira estratégia para treinamento e seleção de equipe online ou presencial

Escape game entra no mundo corporativo e vira estratégia para treinamento e seleção de equipe online ou presencial

1 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

Utilizado como método para identificar perfil dos candidatos, o jogo permite analisar a personalidade, comunicação, trabalho em equipe, raciocínio lógico e entre outras características da pessoa.

Ficar frente a frente com um candidato para uma vaga de emprego pode ajudar a conhecer a pessoa. Entretanto, desafiar o candidato a participar de um jogo onde ele terá 60 minutos para encontrar pistas, resolver enigmas, achar a saída e escapar de uma sala temática, pode trazer resultados mais promissores para as empresas. Essa é a proposta do escape game, jogo de fuga que caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Em Chapecó, o Puzzle Room Escape Game, inaugurado recentemente, já visualiza o aumento da procura de empresas que buscam testar seus colaboradores e realizar processos seletivos de um jeito completamente diferente.

Avaliar a comunicação, trabalho em equipe, iniciativa, criatividade, gestão de tempo, gestão de conflitos, liderança, controle emocional, raciocínio lógico, planejamento e organização. São algumas das vantagens de utilizar o escape game na seleção de candidatos para uma vaga de emprego. Um dos sócios do Puzzle Room Escape Game de Chapecó, Afonso Wurzius, explica que o ambiente do jogo e o ambiente empresarial são parecidos em alguns pontos. “Tanto na empresa como no jogo, as pessoas precisam lidar com pressão, trabalhar em equipe para atingir o objetivo e solucionar problemas que podem surgir. Por isso, o jogo é uma forma mais assertiva para a contratação, já que o recrutador poderá ter uma visão mais abrangente do candidato e de como ele responde a essas situações, tornando o processo mais rápido e assertivo”, diz.

Por meio de uma sala de monitoramento, os candidatos são analisados pelos recrutadores, visualizando as características positivas, bem como os pontos fracos de cada um. “O Puzzle Room Escape Game vem contribuindo com diversas empresas nos processos seletivos ou no desenvolvimento das equipes dos negócios, com treinamento corporativo. Com o monitoramento em tempo real de uma sala de controle, as salas são utilizadas para potencializar o trabalho em equipe e ainda em eventos corporativos”, destaca Christiano Queiroz, sócio da matriz do Puzzle Room localizada no centro de Curitiba, no Paraná.

Com jogos In Company, onde o jogo é produzido dentro da empresa, hoje também é possível utilizar o escape game de forma online, possibilidade que está crescendo nos últimos tempos. Com a opção ‘live’, um game master fica na sala transmitindo tudo, enquanto os jogadores ficam online, permitindo que o time participe de qualquer lugar do mundo.  Além disso, a versão online do escape game também já é utilizada em grandes eventos, como convenções e congressos, bem como em treinamentos empresariais.

Um exemplo disso, é a filial da Mitsubishi Electric Corporation, fabricante de equipamentos elétricos e arquitetônicos, de Barueri, São Paulo, que utilizou o escape game para o processo de integração de equipe da empresa. De forma totalmente online, o treinamento reuniu 22 pessoas. Para o Gerente de Vendas da unidade, André Chimura, a experiência com o escape game no mundo corporativo foi muito positiva e até mesmo surpreendente. “Foi possível observar habilidades dos nossos funcionários como liderança, comunicação, criatividade, além de ser uma excelente ferramenta de confraternização. Ficamos satisfeitos com a experiência”, aponta.

Para Chimura o jogo é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. “Nos chamou a atenção ao ponto de experimentarmos esse formato inovador em detrimento de metodologias mais antiquadas. Trata-se de um recurso inovador e muito interessante para diversos tipos de empresas. Se bem explorado, pode trazer importantes informações sobre suas equipes de trabalho”, conclui o Gerente de Vendas da Mitsubishi.

Sobre o Puzzle Room Escape Game

O Puzzle Room Escape Game iniciou suas operações na Europa em 2014 e trouxe para o Brasil esta modalidade de entretenimento de uma forma criativa e divertida. Com a matriz localizada no centro de Curitiba, a marca está no Brasil desde 2015, entregando jogos modernos e engenhosos do mundo dos escape games. Oferecendo experiências enigmáticas e envolventes para os participantes, o Puzzle Room Escape Game possui salas temáticas, proporcionando a imersão completa no cenário do jogo, com o objetivo de procurar pistas, achar objetos ocultos, resolver enigmas, abrir travas e desvendar segredos. Para mais informações acesse: puzzleroom.com.br


BRUNA GABRIELA ZIEKUHR
Presse Comunicação