Festival Gastronômico de Timbó

Festival Gastronômico de Timbó

7 de março de 2020 Off Por Redação

Coordenadores destacam que evento contará com a participação de sete chefs renomados de Timbó e região

Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – A valorização do produto local é um dos principais atrativos do Festival Gastronômico de Timbó que está sendo organizado pelo Turistimbó, tendo na coordenação os chefs, Fabiana Stein e Maurício Astigarraga.

Em entrevista à redação do JMV, os dois renomados chefs relatam que o Festival irá acontecer nos dias 22 à 24 de maio, no Pavilhão de Eventos Henry Paul e terá como objetivo principal resgatar a culinária típica cultural de Timbó e fomentar a gastronomia local, colocando o município de Timbó no calendário de eventos de Santa Catarina. “Neste primeiro evento o nosso tema será o “Resgate de nossas origens”, e além de desfrutar da gastronomia timboense que será elaborada por sete chefs de Timbó através de seis restaurantes, com mais de 15 pratos, o público do evento contará com workshop gastronômico com chefs renomados convidados, gastronomia exclusiva, música ao vivo, apresentações culturais, exposições, espaço kids, além de outras atividades”, explica Fabiana que também é presidente do Turistimbó.

As atividades deverão acontecer no dia 22 de maio, das 19 às 23h; no dia 23 de maio, das 15 às 0h e no dia 24 de maio, das 10 às 22h. Nestes dias, segundo os coordenadores, cada chef presente apresentará em média três pratos, e um deles deverá fazer uma “hibridização gastronômica” ou seja a fusão das duas culturas locais: alemã e italiana.

O chef Astigarraga explica que o Festival quer desafiar os chefs com a seguinte pergunta: “E se sua receita favorita fosse modificada para se adequar às técnicas e ingredientes tradicionais de diferentes culturas?, imagine, por exemplo, uma receita de lasanha, mas feita com ingredientes tradicionalmente encontrados em Timbó. Não estou falando de “fusão” entre duas cozinhas, mas de algo mais profundo: uma releitura do conceito da própria lasanha criada a partir das tradições culinárias de outro país”. Assim, observa ele, durante o Festival em cada restaurante o chef terá pelo menos um prato ícone como resgate cultural.

O evento contará ainda com workshops ministrados por chefs convidados, buscando a valorização da gastronomia local e também no modelo da gastronomia ítalo-germânica.

Na parte das atrações para o público, destaque para a presença da Banda Municipal Professor João Müller e do Grupo Folclórico Blauer Berg – Adulto e Infanto; oficina de culinária e lúdica para as crianças; Exposição do Núcleo de Artesãos da Acimvi; Exposição de Carros e Bicicletas Antigas; Espaço Kids, além da presença das cervejarias artesanais de Timbó. “Nosso objetivo é trazer a família para comer e prestigiar os pratos confeccionados para o Festival e para que ela fique no local temos que oferecer atrativos dentro do contexto do evento”.

Os coordenadores observam que o Festival está começando a ganhar forma e já conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, além de integrar o calendário de eventos da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), mas também precisam do apoio de empresas e entidades locais para que ele se concretize. “Precisamos de patrocínio, pois o Turistimbó é uma associação nova que está começando a dar os primeiros passos e não tem recursos para bancar um evento desta magnitude. Com certeza temos muitas empresas que com pouco poderão estar colocando sua marca para fazer o evento acontecer através de propaganda, banner, plaquinhas e bandeirinhas do evento e também na decoração do Pavilhão”. Interessados podem entrar em contato através dos telefones números (47) 9.9229-6229 com Fabiana ou (47) 9.9703-6628 com Maurício.


Fonte: Jornal do Médio Vale
Imagem de Sharon Ang por Pixabay