Inaugurada nova sede do Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição de Indaial

Inaugurada nova sede do Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição de Indaial

11 de março de 2020 Off Por Redação

“Em dois anos evitamos o desperdício de recurso público em mais de R$1 milhão”, assinalou o prefeito de Indaial, André Moser, na inauguração da nova sede do Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição, ao ressaltar um dos avanços conquistados na gestão pública municipal.

O valor é referente à retenção de notas por erros ou enganos de fornecedores na entrega de produtos. O devido controle efetuado pelo CIADI permitiu ao Município fazer a conferência das mercadorias no ato de entrega e em caso de desconformidade já solicitar novos materiais nas condições adequadas. As quantidades compradas também passaram a ser mais ponderadas e principalmente de acordo com a cultura de cada unidade.

Na solenidade promovida nessa terça, 10 de março, na rua Marechal Floriano Peixoto, 6417, Estrada das Areias (nova localização do CIADI), André Moser ainda assinalou que a Administração trabalha “pela eficiência, otimização de recursos e resultados”. O evento também contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores públicos e comunidade, além de parceiros do CIADI, como representantes da Sincroslog Processos Logísticos e da família Schulz.

O Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição foi implantado pela Administração Municipal em 2017 com o objetivo principal de atender as secretarias municipais, gerenciando e otimizando toda a cadeia de suprimentos, desde a necessidade dos materiais até a sua utilização. Antes disso cada secretaria tinha sua estrutura própria de recebimento, estocagem e distribuição, gerando elevado custo de manutenção, além de poucos registros e históricos da movimentação de tudo o que era entregue.

A partir da instalação do CIADI, inicialmente em um imóvel localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, o Município de Indaial passou a ter controle efetivo sobre a qualidade dos produtos adquiridos, os volumes comprados e principalmente onde foram consumidos ou utilizados esses produtos nas secretarias; reduziu o tempo de entrega; eliminou inúmeros desperdícios e melhorou a gestão da rastreabilidade (histórico das operações e das pessoas que efetuaram a operação, localização de documentos, consumo por unidade).

Com os estoques centralizados, a Administração Municipal decidiu ampliar o CIADI para que novos projetos que também necessitam de uma armazenagem adequada e uma distribuição rápida e precisa possam ser implantados.

Entre eles, o secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva, destacou os Programas Remédio em Casa e da Alimentação Escolar. “No primeiro programa, os remédios serão recebidos, estocados e distribuídos pelo CIADI, já no segundo, vamos ampliar o atendimento. Em 2019 o Centro passou a entregar parte das frutas e verduras dos educandários; a partir de 2020 a entrega de todos os produtos alimentícios para as escolas municipais e unidades de educação infantil serão centralizadas pelo CIADI. Atualmente temos aproximadamente 25.000 refeições por dia servidas na rede municipal. Com essa medida, haverá mais garantia de qualidade dos produtos entregues; segurança dos alunos no ambiente escolar e redução significativa dos custos”, pontuou.

O lançamento do Programa Remédio em Casa, pela Secretaria de Saúde, inclusive integra a programação de aniversário dos 86 anos de Indaial. Ele acontecerá no próximo dia 19, às 15h, na Unidade de Saúde Dr. Renato Ferreira de Mello (Rua Santa Maria, 461, João Paulo II).

Na solenidade Silvio também comentou que o próximo avanço do CIADI será a automatização de processos com sistema de acompanhamento e implantação do código de barras. “Receberemos avisos do nível de controle de estoque. Precisamos ter informações ainda mais rápidas para sempre melhorar nosso processo decisório”, explicou.

Já Marcos Greuel, diretor da Sincroslog Processos Logísticos, explanou sobre a estrutura física do CIADI. O espaço anterior, de 1.150 m², passa a ser de 2.400 m². Na nova sede ainda estão instaladas uma câmara fria de congelamento até – 15°C, três câmaras frias de resfriamento até 10°C, uma área para limpeza e lavação de caixas de manipulação e transporte de alimentos e três docas elevadas para carga e descarga.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial