Câmara de Timbó – Legislativo aprova PLO para viabilização do Mercado Público Cultural Leopoldo Kurtz

Câmara de Timbó – Legislativo aprova PLO para viabilização do Mercado Público Cultural Leopoldo Kurtz

29 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

Um relevante projeto para o trade turístico timboense passou pelas considerações dos vereadores na noite desta terça, 29, durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Timbó. Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 035/2021, de autoria do Poder Executivo, que solicita a autorização para a Concessão Onerosa de Uso do Mercado Público Cultural Leopoldo Kurtz.

Com isso, o Poder Executivo pode dar início aos trâmites do processo licitatório para as obras de revitalização do espaço da antiga Sociedade Recreativa e Cultural de Timbó, recentemente renomeado, por aprovação de Lei, como Mercado Público Cultural Leopoldo Kurtz.

O vencedor do certame, chamado concessionário, deverá cumprir as determinações previstas em projeto básico feito pela Administração Municipal e, em contrapartida, poderá explorar economicamente o local, desde que mantido o viés turístico e cultural do projeto. A concessão terá duração mínima de 20 anos, podendo ser prorrogada.

Durante os pronunciamentos pessoais, o Vereador Edson José Bona citou sobre Pedido de Providências de sua autoria para atenção do Poder Executivo no bairro Tiroleses, solicitando macadamização e patrolamento da rua Marília e foi viabilizado. Foi porta-voz do agradecimento dos moradores da Rua Carajás, à Secretaria de Obras, pelas ações na via durante essa semana. Ainda enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde de todo município, destacando os da vacinação, que não medem esforços, fazendo seu melhor, na empreitada contra a pandemia de Covid.

Em sua manifestação, o Vereador Douglas Emanuel Marchetti destacou sobre resposta recebida do Poder Executivo quando a Pedido de Informação, de sua autoria, com questionamentos sobre pavimentação da Rua Grevileia, onde o mesmo esclarecia que não há, ainda, previsão breve para inclusão da referida rua no programa de pavimentação do município. Aproveitou para fazer uma ressalva quanto à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó, referente às emendas parlamentares viabilizadas por representantes de sua bancada estadual, para obras da sede própria da entidade, recurso que já se encontra de posse do Executivo e sobre o qual, o Legislativo ainda aguarda Projeto de Lei específico para o repasse. Finalizou pontuando que, acompanhado do vereador Adriano José da SiIva, em visita ao comando local da Polícia Militar, junto ao Major Pablo Henden, esteve conversando sobre diversos assuntos, relacionados às demandas da PM em nosso município, com destaque para as dificuldades ainda enfrentadas para a viabilização de instalação de câmeras de vigilância espalhadas pela cidade. Sugeriu uma possível parceria entre Legislativo, Executivo e empresas privadas locais para viabilizar a aquisição dos equipamentos.

Em seu momento o Vereador Adriano José da Silva, reforçou o assunto antes abordado pelo Vereador Douglas, acerca das câmeras de vigilância para a PM de Timbó, encorpando o discurso de parceria para viabilizar recursos em prol dos equipamentos citados. Abordou que seguem queixas quanto à morosidade das atividades da Secretaria de Planejamento do município, principalmente quanto à análise de projetos. E tomou iniciativa de realizar Moção de Apelo ao Prefeito Municipal para tomar atitude frente às ações do setor.

O Vereador Haroldo Fiebes iniciou sua fala trazendo destaque à importância da tradicional frase: “melhor prevenir do que remediar” e enalteceu que um grande exemplo disso é o trabalho do Proerd, da Polícia Militar, que sempre traz números positivos quanto à educação no combate às drogas e violência. Aproveitou para destacar que descobriu a respeito do programa Defesa Civil na Escola. Diante disso fez Indicação para que o Executivo se inteire acerca do programa e busque informações junto à Defesa Civil estadual para viabilizar a iniciativa em Timbó. Citou obre a viagem a Florianópolis, na última semana, quando ele, acompanhado de outros vereadores entregaram em órgão competente ofício solicitando atenção à SC 477 que apontava precariedade em vários pontos.

Durante a inscrição do Vereador Flávio Germano Buzzi, o mesmo iniciou falando que acompanhou a realização do Campeonato Estadual sub-23 de atletismo, no Complexo Esportivo de Timbó, realizado na última semana, parabenizou a organização, os cuidados sanitários frente a pandemia e destacou a participação protagonista dos timboenses. Também citou a ida à capital do Estado, para apresentar solicitações em benefício de Timbó. E já adiantou que, via gabinete do Deputado Júlio Garcia, nova emenda para Timbó deverá aportar em breve no município.

O Vereador Carlos Adriano Krüger iniciou parabenizando a empresa Gessner Materiais de Construção pela parceria com uma empresa recicladora, disponibilizando em frente ao seu estabelecimento um local adequado de descarte de lâmpadas fluorescentes. Questionou quanto a projeto de colocação de portais de recepção em Timbó, que, atualmente vê-se em apenas um acesso do município.  Trouxe imagens questionando quanto à construção de calçadas no município, que merecem mais fiscalização dos setores competentes. O vereador ainda trouxe imagens de consertos feitos pelo Executivo de buracos em vias municipais, que não estão sendo remendados com material adequado. Informou que ele, acompanhado do Vereador Adriano, montaram Moção de Apoio aos profissionais de enfermagem, para os demais que também quiserem subscrever. Da mesma forma, desenvolveu Moção de Apelo em defesa à Polícia Civil. Estendeu convite à comunidade para a Audiência Pública, a se realizar na noite de quarta-feira, 30, referente ao PLO 28/2021 que altera a Lei 3071/2019, que trata sobre a instalação de câmeras em instituições de longa permanência de idosos e educandários.

Finalizando as inscrições da noite, a Presidente da Casa, Vereador Gilmara Giotti também abordou o tema das câmeras de vigilância da Polícia Militar, sobre o qual houve reunião na Prefeitura na última semana e ficou definido que será apresentado orçamento do projeto referente à implantação dos equipamentos. Também parabenizou a equipe de saúde municipal pelo trabalho na campanha de vacinação contra Covid-19, enaltecendo o sentimento declarado por gestantes e puérperas que já puderam receber sua dose desde a última semana.