Nesta terça-feira, dia 4 de Maio, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 14ª Sessão Ordinária

Nesta terça-feira, dia 4 de Maio, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 14ª Sessão Ordinária

4 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

Seguindo a ordem regimental do ato, os pronunciamentos pessoais iniciaram com a inscrição do Vereador Flavio Buzzi, que fez menção à palestra que participou na última semana sobre Leis de Licitações, Contratos Administrativos e Previsão de Resolução de Conflitos, enfatizando a importância de ações de Mediação e Arbitragem, hoje já muito utilizadas por órgãos públicos. Sugeriu que fosse oportunizado momento em Plenário para que se conheça o trabalho da Câmara de Conciliação de Timbó, que está sob a responsabilidade das advogadas,  Amanda Schaade e Gabriela Purim Roeder. O Vereador também fez uma homenagem ao treinador de Judô Giovani Ferreira que faleceu nessa segunda-feira, vítima da Covid-19. Os demais vereadores também lamentaram essa perda do esporte.

Em seguida, a Vereador Edson Bona, demonstrou indignação em sua fala com respeito ao mato que toma conta de uma propriedade, defronte ao INSS do município. O mesmo informa que entrou em contato com a Empresa OI, proprietária do imóvel, mas não obteve retorno até o momento. Os fiscais de posturas da prefeitura, também foram procurados pelo Vereador, para que tomem as medidas cabíveis. Ainda em sua exposição o edil fez pedido ao Executivo timboense para a instalação de lixeiras nas ruas Blumenau, Amazonas, Indaial e Quintino Bocaiúva.

Vereador Ivonir Scherer fez uso da tribuna para falar sobre a ponte pênsil na divisa Timbó/Indaial, cobrando posicionamento do Prefeito Jorge Kruger. Em resposta, o Prefeito informou que o projeto dessa ponte será entregue amanhã (5), para dar andamento à licitação, com abertura prevista para 27 de maio. O vereador salientou que faz questão de estar presente nessa licitação, para acompanhar todas as etapas de revitalização dessa ponte.

Já o Vereador Douglas Marchetti, trouxe informações a respeito dos recursos provenientes de emenda parlamentar, da ordem de R$ 1,5 milhão, destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer. O depósito dos valores foi realizado no dia 30 de abril, nos cofres da prefeitura, com o objetivo de finalizar a obra da sede da instituição. O vereador enfatizou sobre a importância da Prefeitura encaminhar de forma breve ao Legislativo o Projeto de Lei desta ação, para que o repasse seja feito a Rede Feminina.

O Vereador Adriano José Silva usou seu pronunciamento para lembrar sobre indicação de sua autoria enviada ao Executivo em 23 de março, a qual juntamente ao vereador Douglas Marchetti, solicita que 10% do valor do IPTU, seja destinado ao contribuinte. O vereador pede ao Executivo que se manifeste a respeito dessa indicação.

Vereador Carlos Adriano Krüger, trouxe novamente para o plenário o assunto dos idosos que não receberam a vacina. Depois de destacar trechos da Lei 10741/2003, Artigo 3º, que assegura os direitos dos idosos, o edil timboense menciona que não recebeu mais reclamações acerca de idosos que não estavam recebendo a vacina, estando na faixa etária do calendário previsto para a aplicação da mesma. O Vereador também apoiou a indicação feita pelos colegas, vereador Douglas e Adriano, referente ao desconto no IPTU.

Nesta ocasião, o Vereador Haroldo Fiebes, acompanhou a sessão em sua casa de forma remota, por ter testado positivo para covid. Aproveitou seu espaço para apelar às pessoas que continuem se cuidando. Fiebes ainda mencionou sobre a tragédia que aconteceu hoje no município de Saudades, Oeste Catarinense, onde um jovem adentrou em uma escola e fez algumas vítimas fatais, entre elas crianças. Aproveitou para pedir à Secretaria de Educação de Timbó que toma medidas efetivas para assegurar a vida das crianças e professores do município.

A Presidente da Casa, Vereadora Gilmara Giotti, parabenizou o trabalho dos funcionários envolvidos nas obras da rua Belém e Arnold Albrech. Registrou também que o setor de manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal efetuou a limpeza da Rodoviária tendo, inclusive, contratado funcionária para que esse local permaneça em boas condições de asseio, já que é um corredor de serviço que recebe além de munícipes, também turistas.

O vereador Adilson Mesch, apresentou Indicação de sua autoria para a  pavimentação da rua Jaraguá, no bairro Pomeranos.

Lembramos que as Sessões Ordinárias permanecem gravadas e disponíveis, na íntegra, no canal oficial da Câmara de Timbó no YouTube.