Nova composição das Comissões Permanentes é apresentada na 10ª Sessão Ordinária

Nova composição das Comissões Permanentes é apresentada na 10ª Sessão Ordinária

6 de maio de 2020 Off Por Redação

Na primeira terça-feira de maio, 05, os vereadores realizaram a 10ª Sessão Ordinária, da Quarta Sessão Legislativa, da Décima Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Timbó. Durante a Sessão, o Presidente informou a nova composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Timbó, em função da troca de partidos de alguns vereadores e, com isso, devido à porcentagem necessária para diversidade partidária, ficando assim constituídas:

– Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: titulares – Rubens Borchardt (PP), Haroldo Fiebes (MDB) e Martinho de Souza Filho (Podemos) e suplentes, John Adriano Schwartz (PSD), Fabrício Dalcastagné (Cidadania) e Douglas Emanuel Marchetti (Podemos)

– Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas: titulares – Carlos Adriano Krüger (PL), Douglas Emanuel Marchetti (Podemos) e John Adriano Schwartz (PSD) e suplentes, Rubens Borchardt (PP), Martinho de Souza Filho (Podemos) e Guilherme Voigt Junior (PSDB)

– Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social: titulares – Fabrício Dalcastagné (Cidadania), Guilherme Voigt Junior (PSDB) e Rubens Borchardt (PP) e suplentes, Haroldo Fiebes (MDB), Carlos Adriano Krüger (PL) e John Adriano Schwartz (PSD).

Ao final da Sessão alguns vereadores manifestaram seu desejo por retornarem a realizar as reuniões no Plenário da Câmara, presencialmente, mas esta decisão só será tomada caso seja permitido legalmente, hoje a Câmara ainda segue sob as orientações do Decreto Estadual que inviabiliza os encontros presenciais. As Sessões Ordinárias e Reuniões de Comissões Permanentes do Legislativo Municipal ainda estão sendo realizadas dessa forma até o dia 31 de maio, conforme a Resolução 07/2020 da Mesa Diretora.

Entre as inscrições para pronunciamentos no dia, o vereador Fabrício Dalcastagné relatou sua impressão sobre aquisição de móveis para o novo setor de atendimento de Timbó, o “Simplifica Timbó”, onde no descritivo da licitação aponta materiais que o vereador questiona a necessidade, para tanto, gostaria de mais informações do Governo para esclarecimentos. Reforçou a lembrança a respeito de sua solicitação para saber quais recursos e onde estão sendo investidos em relação à pandemia de Covid-19.

O vereador Martinho de Souza Filho fez uso da palavra abordando o tema atual a respeito da compra dos respiradores do Governo do Estado. Pontuou que reconhece a relevância da aquisição, mas, criticou a forma como se deu a contratação e que ocasionou uma irresponsabilidade governamental. Enfatizou sua posição em defesa da abertura dos demais segmentos da sociedade, desde que todos tomem os devidos cuidados de higienização e proteção, para promover a retomada da economia. Agradeceu o atendimento do Secretário de Obras, Moacyr Cristofolini Junior, junto a pedidos já viabilizados, em especial à proteção com cercas na Unidade de Saúde do Bairro Pomeranos. E parabenizou o trabalho incansável d e profissionais de saúde e de linha der frente diante o combate à pandemia. Finalizou prestando homenagem aos bombeiros pela comemoração da data festiva em alusão a esses profissionais.

Já o vereador Guilherme Voigt Junior, estendeu reverências ao Editor-Chefe do Jornal do Médio Vale, Evandro Loes, por trazer o assunto dos respiradores para esclarecimento da população. Também teceu críticas à movimentação do Governo Estadual diante a negociação referida. Enfatizou a importância dos cuidados que a comunidade precisa continuar tendo, devido a gravidade da doença, mas, também demonstrou preocupação com a situação econômica, ainda lembrou que conforme as informações, a curva de contaminação ainda tende a crescer.

Durante sua participação, Haroldo Fiebes, trouxe também o COVID-19 em sua fala, pedindo que também quer esclarecimentos de onde são investidos os recursos que já chegaram ou foram repassados ao Executivo para o enfrentamento à pandemia. Destacou inclusive que, sob esse viés, fez Indicação, na última semana, para que a municipalidade adquira testes rápidos. E reforçou que sendo a saúde obrigação do Estado, conforme prevê a Constituição, reforçou pedido junto aos Poderes Executivo Municipal, Estadual e Federal que deem a devida atenção a isso. Também, parabenizou os bombeiros militares e voluntários, pelo dia em sua homenagem, 5 de Maio. E finalizou lembrando que a data também celebra o Dia Mundial de Higienização das Mãos e reforçou a lembrança da importância desse ato, especialmente neste momento.

O Vereador Carlos Adriano Krüger, também reverenciou o trabalho dos bombeiros pelo seu dia, voluntários, comunitários e militares, também cumprimentou os trabalhadores pelo Dia do Trabalhador passado. Destacou que além do formato da compra realizado pelo Governo do Estado, ainda há um agravante que foi o superfaturamento dos valores. Elencou a importância da aplicação da Lei de Informação, e da alternativa da “Carta de Serviços” que pode vir a dar mais entendimento e transparência, tanto aos vereadores, quanto à comunidade, em assuntos como o citado pelo Vereador Fabrício quanto à licitação dos equipamentos para o “Simplifica Timbó” ou andamento de obras. Trouxe questionamentos a respeito da drenagem da Rua Alagoas e também sobre paralisação da obra de reforma do NEI Sonho da Criança.

Pedidos de Providências:

– de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;

Nº 131/2020 – para que o Poder Executivo, através do setor competente, realize os serviços de limpeza e roçada do passeio público da rua Fritz Lorenz, Bairro Fritz Lorenz, e/ou notifique o(s) proprietário(s) para que o façam, sob as penas da lei

Indicações:

– de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;

Nº 124/2020 – Que seja incluída no Programa de Pavimentação de Vias, ainda que em sistema de mutirão, a Rua Monteiro Lobato, Bairro Fritz Lorenz.


Paula Leitão
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Timbó