Pós em Jornalismo foca em web, inovação e empreendedorismo

Pós em Jornalismo foca em web, inovação e empreendedorismo

9 de março de 2021 Off Por Redação

 

 

FURB e FFM lançam curso com referências do mercado como Ramón Salaverría, João Canavilhas, João Wainer e Humberto Trezzi

 

 

As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a área da comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

O curso, criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), foi aprovado no final de 2020 e está sendo lançado nesta semana, no início de março. Voltado para quem concluiu um curso de graduação nas áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar neste setor, o curso conta com referências internacionais do mercado, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e com professores de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros.

A proposta da Pós-graduação Lato Sensu é inovadora não só na temática, mas também no formato, pois as aulas serão ministradas a partir do estúdio da FURB TV, em Blumenau, com transmissão ao vivo para os alunos matriculados de qualquer parte do país. Ou seja, este é um curso à distância (EaD) ao vivo, com a possibilidade de interações dos alunos com os professores durante as aulas e de consultar as aulas após a transmissão para quem desejar rever os conteúdos ou para quem não puder assistir às aulas ao vivo.

SEO, usabilidade, Mobile Journalism: temas atuais no foco da formação

A inovação do curso na temática está relacionada com o foco em atender às demandas mais urgentes do mercado de comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, esta formação foca os macro-temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo vendido à parte.

Com o primeiro módulo, os alunos do curso irão atualizar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.

Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.

Com inscrições abertas, curso começa em junho de 2021

As inscrições para a pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” estão abertas. Podem participar do curso qualquer pessoa interessada na área da Comunicação e que tenha curso superior concluído. Como as aulas serão ministradas de forma remota e ao vivo, o curso recebe inscrições de pessoas de todas as partes do país.

As aulas estão previstas para começarem no dia 4 de junho de 2021 e terminarem no dia 18 de junho de 2022. Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 18h até as 22h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com periodicidade quinzenal. Os alunos que não puderem participar das aulas transmitidas ao vivo poderão acessar os conteúdos e interagir com os professores quando desejarem através do ambiente próprio de aprendizagem da universidade.

Sobre a FFM

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação continuada e corporativa genuinamente catarinense. Com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade.


Roberta Koki