Prefeito André Moser e Comandante Átila da Polícia Militar falam sobre ações de prevenção ao coronavírus em Indaial

Prefeito André Moser e Comandante Átila da Polícia Militar falam sobre ações de prevenção ao coronavírus em Indaial

18 de março de 2020 Off Por Redação

 

 

Ao meio dia desta quarta-feira, dia 18 de março, o prefeito André Moser, acompanhado pelo secretário de Saúde, Alexandre Dalabrida, e o tenente-coronel Átila Tiago Royer, comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Indaial, realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook para tirar dúvidas e explicar à comunidade a respeito do decreto que foi assinado pelo Governador Carlos Moisés que institui o fechamento de estabelecimentos e serviços que não sejam de caráter essencial à comunidade por sete dias.

Seguindo as orientações, o prefeito assinou o Decreto Municipal nº 2120/20 nesta manhã para que as medidas sejam cumpridas na cidade. “Até o momento, Indaial não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, entretanto o trabalho de prevenção é essencial. Estamos tomando essas medidas para que possamos evitar que o vírus se espalhe nos locais de grande circulação. É uma medida de orientação estadual, que também tem sido adaptada nacionalmente. Somos cientes dos transtornos e dos desafios, mas também de como atos de prevenção serão benéficos à comunidade, visto que este é um caso de saúde pública. Buscamos nos preparar o máximo possível para o que poder vir pela frente. Cada prefeito está trabalhando em conjunto para proteger a nossa região”, disse André.

O comandante Átila afirma que a segurança estará reforçada nestes dias e que se necessário haverá aumento de efetivo. A Polícia vem verificando os estabelecimentos abertos e informando a necessidade do fechamento, caso o local se enquadre na orientação do Decreto.

Confira os locais que estarão abertos e fechados durante estes sete dias:

Abertos

Farmácias

Unidades de Saúde

Supermercados

Postos de Combustível

Distribuidoras de água

Distribuidoras de gás

Distribuidoras de energia elétrica

Clínicas Veterinárias de Emergência

Funerárias

Serviços de Telecomunicações

Imprensa

Segurança Privada

Coleta de Lixo

Padarias/Panificadoras (Permitida apenas a entrega dos produtos aos clientes. O consumo em mesas e balcões está proibido)

 

Fechado

Hotéis

Bancos (Operações bancárias devem ser feitas apenas por meio de caixas eletrônicos e do internet banking)

Comércio em geral (exceto farmácias)

Bares e restaurantes

Academias

Oficinas Mecânicas

Correios

Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado (suspensos por 30 dias)

Laboratórios

Estéticas e Salões de Beleza

Pet shops

Agropecuárias

Feira Livre

Atendimento ao público pela Prefeitura de Indaial (exceto nas unidades de atenção à saúde, vigilância sanitária, fiscalização do Procon, Defesa Civil Municipal, serviços de acolhimento – abrigo – e serviços de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade)

Transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual

 

Serviços da Saúde

A orientação é de que a comunidade não procure o Pronto-Socorro caso haja dúvida de sintomas, pois esse é um ambiente de muita circulação. Os usuários que apresentarem sintomas como febre, tosse, falta de ar, dor de garganta e coriza devem fazer contato telefônico com a unidade básica de saúde de referência para orientações.

Testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites estão temporariamente cancelados.

Os atendimentos odontológicos agendados também estão cancelados, já os de urgência odontológica serão mantidos.

Consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos eletivos, tanto ambulatoriais como de especialidades, da rede municipal, estão cancelados, exceto procedimentos como consultas e exames oncológicos, consultas pré e pós-transplante, hemodiálise e pré-natal encaminhados.

Pré-natal de gestantes continua normal na unidade de saúde, assim como o de alto risco que é no Hospital Santo Antônio, de referência na região.

Usuários que necessitam de receita controlada devem entrar em contato com as unidades por telefone.

Prorrogada validade de receita de medicamento de uso contínuo de 6 meses para 12 meses.

Caps (Centro de Atenção Psicossocial)

O telefone 3333-4431 está disponível para contato com a equipe de referência do Caps, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para: orientações e usuários com piora do quadro de saúde mental.

Mantidas as consultas individuais prioritárias e de renovação de receita (médico) conforme data e horário agendados, assim como acolhimento de novos usuários com agendamento prévio pelo ESF do bairro de referência.

Canceladas as consultas eletivas multidisciplinares, oficinas e grupos terapêuticos e operativos.

Será realizada visita domiciliar para administração injetável e/ou entrega da medicação supervisionada semanalmente conforme datas programadas.

HBR

As consultas e exames agendados até sexta, 20 de março, para atendimento no Ambulatório do HBR serão mantidos. As cirurgias eletivas já estão adiadas, segundo as recomendações emitidas pelo Centro de Operações e Emergência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde que atua em conjunto com a Defesa Civil. Cirurgias de emergência estão mantidas.

Referente a visitas de pacientes internados, está proibida a entrada de visitantes, de acompanhantes acima de 55 anos, de mulheres grávidas como acompanhantes e de acompanhantes com sintomas gripais. Acompanhantes devem se dirigir apenas ao leito do seu paciente, não sendo permitido transitar por outros setores ou ficar nos corredores do HBR.

 

Serviços da Prefeitura

Fechado por sete dias o atendimento ao público pela Prefeitura de Indaial. A exceção são para as unidades de atenção à saúde, vigilância sanitária, fiscalização do Procon, Defesa Civil Municipal, serviços de acolhimento – abrigo – e serviços de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ficam suspensos todos os prazos administrativos referentes aos processos e outros atos como notificações, intimações e defesa nos autos de infração, assim como as Sessões Públicas de Licitação (Lei nº 8666/93 e Lei nº 10.520/2002), com exceção daquelas imprescindíveis para aquisição de materiais destinados ao combate do Coronavírus.

O Parque Municipal Jorge Hardt também está fechado temporariamente.

Educação, Esporte e Cultura

Conforme o Decreto Municipal nº 2116/20, ficam suspensas no Município de Indaial, por 15 dias, a partir do dia 19 de março, as aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino municipal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do calendário letivo, o qual deverá ser objeto de reposição oportunamente. No que tange à rede pública municipal de ensino, esse período de suspensão corresponde à antecipação do recesso escolar.

Também fica suspenso o calendário de eventos esportivos e culturais organizados pela Fundação Municipal de Esportes e Fundação Indaialense de Cultura, incluindo cursos, aulas ou demais atividades.

Outros serviços

Serviços de delivery (entrega de comida) funcionam normalmente.
Não há determinação de fechamento para grandes empresas ou confecções.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial