Projeto A Fada Sonhadora versão on-line encanta mais de 700 crianças de CEIs de Blumenau e Indaial

Projeto A Fada Sonhadora versão on-line encanta mais de 700 crianças de CEIs de Blumenau e Indaial

15 de dezembro de 2020 Off Por Redação

 

 

Universo on-line. Por conta da pandemia de convid-19 muitos artistas precisaram se reinventar e adequar as apresentações de seus espetáculos, shows e atrações para o formato digital. O mesmo aconteceu com o projeto A Fada Sonhadora, que em novembro e dezembro deste ano levou a contação em formato on-line gratuitamente para alunos de 1 a 5 anos de seis instituições de educação infantil, cinco de Blumenau e uma de Indaial. Um conto infantil baseado na obra da escritora Nana Toledo, e produzido e organizado pelas atrizes Luciana May e Ruth Rodrigues.

“As apresentações foram incríveis e superaram nossas expectativas. A previsão é de que o projeto alcançaria cerca de 420 crianças nas apresentações e chegamos a 776, isso sem contar as famílias com mais de uma que estavam assistindo a contação on-line. O retorno positivo das famílias nos ajudaram a entender que fizemos o que precisávamos fazer neste momento”, diz a atriz e produtora Luciana May. “Sabemos que não estamos nem perto de vivenciar o que seria o teatro presencial, mas com certeza neste momento em que muitos estão em casa e nem sempre têm acesso a conteúdo de qualidade a seus filhos e filhas, nós entregamos o nosso melhor. As crianças receberam a contação com afeto e adoraram vivenciar este momento conosco”, acrescenta Luciana, que lembra também que todas as apresentações contaram com tradução em Libras.

A atriz Ruth Rodrigues comenta que todos foram receptivos à atração on-line. “Recebemos muitas mensagens de pais agradecendo por este momento dedicado aos filhos e por eles poderem vivenciar em família esta experiência”, diz. Ruth acrescenta que as apresentações on-line precisam da mesma atenção técnica como as presenciais. “Não é fácil você produzir uma ação em que muitas vezes ela não depende somente de você, uma chuva, uma queda de energia, conexões ruins, internet instável estão diretamente ligados a este trabalho. Não somente conosco, mas também às famílias que estavam conectadas naquele momento. Então muitas vezes nos restava apenas ter paciência e estar atento a esses detalhes para conseguir contornar algum eventual problema que pudesse surgir”, explica. “Nós nos surpreendemos com o resultado final. Foi muito positivo e nos encheu de esperança e de vontade de continuar, apesar de todas as dificuldades vamos continuar nos reinventando e acreditando que podemos, sim, levar arte para as crianças e famílias em tempos de pandemia e isolamento”, conclui Ruth.

Na segunda (14/12), as atrizes e produtoras Luciana May e Ruth Rodrigues fizeram as entregas dos livros das histórias desenvolvidas pelas crianças durante a oficina de “Criação Literária”, também contemplada pelo projeto, e realizada de forma on-line em cinco CEIs de Blumenau. “Foi muito bom ter esse contato com as diretoras e coordenadoras dos Centros de Educação neste momento de entrega dos livros e de poder ter um retorno de como foi para elas receber tanto as apresentações quanto as oficinas, e todas, sem exceção, estavam muito felizes e gostaram das ações realizadas. Todos já estão ansiosos pelos próximos passos e projetos que realizaremos no futuro, como disse a Diretora Patrícia, do CEI Vereador Evaldo Moritz, eles já estão na fila de espera para receber os próximos projetos que realizaremos”, celebra Ruth.

Depois do sucesso do projeto em formato digital, e de incentivarem outros artistas a investirem em apresentações on-line, as atrizes já estão agilizando outras ações. “Estamos inscrevendo o projeto em editais para continuar com as atrações em novos CEIs e cidades”, finaliza Luciana. O projeto A Fada Sonhadora é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente a 2ª edição do Prêmio Herbert Holetz, edital 004/2019.

SINOPSE
A contação é sobre a história de uma Fada sonhadora e ousada e de um Duende sapeca e orelhudo. Os dois estão sempre em busca de novas aventuras, mas a Fada queria algo inusitado, realizar o maior dos seus sonhos que era voar na vassoura de uma bruxa em noite de lua cheia. Então os dois amigos se unem, mas será que eles conseguirão realizar o sonho da fada? Acompanhe toda a programação pelo www.instagram.com/afadasonhadora

FICHA TÉCNICA
Baseado no livro de: Nana Toledo
Atuação: Luciana May e Ruth Rodrigues
Tradutora e intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Duração: 25 minutos
Faixa etária: 1 a 5 anos

 


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina