Secretaria de Saúde de Timbó realiza mais de 260 mil atendimentos em 2020

Secretaria de Saúde de Timbó realiza mais de 260 mil atendimentos em 2020

16 de dezembro de 2020 Off Por Redação

 

 

Em um ano atípico, onde todos nós nos vemos diante de uma nova realidade em decorrência da Covid-19, os profissionais da área da saúde fizeram a linha de frente para combater o vírus, atendendo e cuidando das pessoas.

Dados levantados pela Prefeitura de Timbó apontam que, somente neste ano, foram realizados 263.306 atendimentos nas Unidades de Saúde do município. Destes, 61.661 foram realizados pelos médicos e clínicos gerais; 23.713 pelos(as) enfermeiros(as); 77.368 pelos(as) técnicos e auxiliares de enfermagem; 7.103 por cirurgiões-dentistas; 3.654 por psicólogos, entre outras áreas das USFs.

“Sem dúvida é um número muito expressivo! Segundo o último levantamento feito em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há, hoje, 44.238 habitantes em nosso município. Isso significa que, só em atendimento médico, teríamos atendido toda a população local quase duas vezes. O trabalho na saúde não para nunca! Em um ano com tantas dúvidas e incertezas, não deixamos de garantir o direito e acesso à saúde das pessoas, o que não é a realidade de outros municípios”, destaca o secretário de Saúde do município, Alfredo João Berri.

À parte, somente pelo Programa Saúde do Trabalhador, 3.290 pessoas receberam atendimento entre janeiro e dezembro deste ano. Outro dado importante é que foram feitas em 2020, na Policlínica, 22.228 consultas nas especialidades. “Esses números representam o trabalho dos nossos servidores, que atuaram de forma intensa, com muita dedicação e coragem”, complementa o secretário.

Filas zeradas em 23 especialidades

Com 1.007 exames realizados, a fila de mamografia foi zerada neste ano. As pacientes que necessitam do exame, agora, conseguem agendar e realizar o procedimento na mesma semana, sem precisar aguardar. O mesmo acontece com os exames de Ultrassonografia. “Foram realizados 4.447 exames desta especialidade, zerando a fila dos casos prioritários e de urgência”, destaca Alfredinho.

Outras 21 especialidades que tiveram filas zeradas para os casos prioritários e urgentes em 2020 foram: Angio Tomografia; Audiometria; Avaliação Urodinâmica Completa; Capsulotomia YAG laser; Cintilografia; Cistocospia; Colonoscopia; Consulta Reumatologista; Densitometria; Ecocardiograma com Estresse Farmacológico; Ecocardiograma Transesofágico, Ecocardiograma Transtorácico; Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais; Eletroencefalograma; Eletroneuromiografia, Endoscopia, Holter 24 horas, MAPA 24 horas; Panfotocoagulação, polissonografia; Ressonância; Teste Ergométrico; Tomografia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Uretrocisografia.

No total, foram realizados 1.249 exames em especialidades neste ano.

Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19 realiza mais de 5 mil testes

Desde março deste ano, quando iniciou a pandemia da Covid-19, até o presente momento, 8.054 timboenses realizaram o teste (sendo 5.939 através do Sistema Único de Saúde (SUS) e 2.115 de forma particular.

No total, 2.482 casos foram confirmados, 5.039 descartados e há 2.488 pessoas que já se recuperaram do vírus. “A criação desse Centro trouxe agilidade e ainda mais segurança às pessoas. Temos, lá, profissionais preparados e capacitados para realizar esses atendimentos. A pessoa não sai apenas com o resultado, existe todo um trabalho de atenção e orientação que também são realizados junto a cada cidadão e cidadã”, destaca Alfredinho.

Os atendimentos são realizados no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Beija-Flor, localizado na Rua Belém, no Bairro das Capitais. Esse Centro de Atendimento tem como finalidade ser um suporte às USFs, e conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Foto: Arquivo PMT