Semana dos Estilos da ESCM promove conhecimento aprofundado gratuito sobre English IPA, Lambic, Saison e Porter

Semana dos Estilos da ESCM promove conhecimento aprofundado gratuito sobre English IPA, Lambic, Saison e Porter

18 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

De 24 a 27 de maio, Mestres em Estilos formados pela Escola Superior de Cerveja e Malte apresentarão informações estudadas na conclusão dos seus cursos. Inscrições estão abertas e são gratuitas

 

Para os consumidores apaixonados por cerveja, os estilos são nortes sensoriais que apontam onde estão as suas preferências. Já os Sommeliers de Cerveja têm nessa classificação uma ferramenta fundamental para montagem de harmonizações, julgamento e avaliação da bebida. Nas fábricas, os cervejeiros também usam esses critérios para analisar a qualidade e o enquadramento de uma cerveja – decisão que impacta em toda a cadeia produtiva. O que a Semana de Estilos da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) propõe é que todos os interessados possam ter uma visão aprofundada e ampla sobre cada um deles. Na primeira edição, serão apresentados English IPA, Lambic, Saison e Porter.

Os responsáveis pelas informações são os Mestres em Estilos formados pela instituição. Como conclusão do curso, eles realizam um estudo científico sobre um dos estilos, que contempla aspectos históricos, produtivos e sensoriais. Além de acompanhar online e ao vivo a apresentação, os participantes também poderão interagir e tirar dúvidas https://bit.ly/3fmEvWN.

A primeira edição da Semana dos Estilos acontece de 24 a 27 de maio, sempre às 19h. As inscrições são limitadas e gratuitas, e podem ser realizadas pelo link .

O diretor da ESCM, Carlo Bressiani, comenta que essa é mais uma programação dedicada à disseminação de informações técnicas sobre cerveja e também uma oportunidade de apresentar ao mercado a produção científica que está sendo realizada no Brasil sobre a bebida. “Absorvemos muito a partir de fontes internacionais, mas também há estudos inéditos sendo criados aqui. Transbordar esse conhecimento para além da ESCM é um dos nossos desafios e tenho certeza que a Semana dos Estilos nos apoiará nisso”, comenta.

Palestrantes e estilos da primeira edição

A abertura do evento acontece na segunda (24), com Carlos de Castro – conhecido no mercado como Carlão. Ele é cervejeiro caseiro desde 2010 e conclui na ESCM as formações em Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos. Ele vai falar sobre a English IPA.

Na terça-feira dia (25), o tema será Lambic. E quem apresenta o conteúdo é Daniel Lell Natal. Russo, como é conhecido, é mestre cervejeiro na Russian Bear, de Goiânia (GO), coordenador de cursos da Bräuhaus, Sommelier de Cervejas formado pela Doemens e Mestre em estilos pela ESCM.

Quem vai falar sobre Saison, na quarta-feira (26) é Eliezer José Goulart. Sócio da Água do Monge, em Guarapuava (PR), e sócio de bares e casas noturnas na região, ele também é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pela ESCM, além de Master Blender pela Inovbev.

Para fechar a semana, na sexta-feira (27), quem apresenta o conteúdo é Letícia Gobett dos Santos. Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de São Paulo (USP), além de Sommelier de Cervejas pela Doemens e Mestre em Estilos pela ESCM, ela vai falar sobre Porter.

Sobre a ESCM

Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e no Chile. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br

 


Marina Melz